Subaru vende Forester 2023 como 0 km e futuro da marca é incerto no Brasil


A Subaru — que chegou ao Brasil em 1992 — tem futuro incerto no mercado nacional. Representada pela Caoa no país, a marca japonesa tem apenas duas concessionárias operando, uma em São Paulo (SP) e outra em Brasília (DF). No site, o único modelo disponível é o Forester, oferecido por R$ 253.900. Porém, encontrar o SUV é tarefa difícil.

Autoesporte entrou em contato com as duas lojas da Subaru. Em São Paulo, o vendedor nos ofereceu o Forester por R$ 219.900. O detalhe, porém, é que só há unidades ano/modelo 2023/2023. Ou seja, os carros vendidos como novos foram produzidos há pelo menos um ano e meio. Além disso, todas as unidades disponíveis já estão emplacadas e com documento emitido em nome da Caoa. Se o cliente comprar, será feita uma transferência de propriedade.

O vendedor afirmou que a garantia de 5 anos é válida integralmente a partir do momento da compra. A razão para as unidades estarem emplacadas é que o Forester não atende ao PL8, em vigor desde 1° de janeiro deste ano. O programa de emissões ficou mais rígido no começo do ano. Modelos remanescentes nas concessionárias que não se enquadrassem na fase 8 foram emplacados até março. O caso é semelhante ao do Suzuki Jimny Sierra.

Foi exatamente isso que a Caoa fez. Dos 70 carros emplacados em 2025, 69 foram licenciados em fevereiro e março. Vale lembrar que uma nova geração do Forester foi lançada no início do ano.

Procurada, por Autoesporte, a Caoa afirmou que “aguarda diretrizes estratégicas da matriz no Japão sobre os próximos modelos que estarão disponíveis no país, em conformidade com as novas normas de emissões PROCONVE L8, vigentes desde 1º de janeiro deste ano” — veja o posicionamento completo ao final da reportagem.

Apesar de a Caoa demonstrar algum otimismo com a chegada de novos modelos (uma nova geração do Forester foi lançada no início do ano no exterior), o cenário se mostra desfavorável. O PL8 é conhecido há anos e houve tempo para que novos produtos fossem trazidos. No entanto, hoje a Subaru parece ser uma marca de um carro só. E uma loja só.

Consultamos o site da Subaru para conseguir o telefone da Champion Brasília. Mas nossa reportagem encontrou dificuldades de estabelecer a comunicação com a unidade da capital federal.

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Ao ligar para o número indicado, não conseguimos contato. Isso só aconteceu quando falamos com as concessionárias de Peugeot e Volvo (que fazem parte do mesmo grupo e são vizinhas de parede da Subaru) e fomos redirecionados ao consultor da marca, que também cobre as vendas de seminovos e usados.

Segundo a atendente da Volvo, a loja da marca japonesa está passando por uma reestruturação e se encontra em obras. Também fomos informados de que a unidade não está comercializando nenhum veículo zero km da Subaru no momento, e tem apenas um XV 2021/2021 com 22 mil km rodados sendo vendido por R$ 145 mil. O SUV compacto é equipado com motor 2.0 boxer a gasolina que desenvolve até 156 cv e 20,0 kgfm de torque, aliado ao câmbio do tipo CVT que simula sete marchas.

Além disso, é possível ver no Google Maps um registro de 2023 do endereço das concessionárias das fabricantes nipônica e alemã, que ficam lado a lado. Acontece que no caso da loja da Subaru, o logotipo da marca é posicionado em segundo plano e o destaque vai para o nome “Champion Premium” — provavelmente indicando que trata-se de uma loja de usados e seminovos de luxo.

As 70 unidades do Forester emplacadas até março parecem ser suficientes para sustentar a operação no Brasil. O vendedor da loja de São Paulo não disse quantos carros havia no estoque, apenas afirmou que “daria até o final do ano”.

Aos interessados, o Forester 2023 vendido por R$ 220 mil traz conjunto híbrido leve de 48 volts. O SUV une motor 2.0 boxer a gasolina de 150 cv e 20,0 kgfm a um propulsor elétrico de 16,7 cv e 6,7 kgfm que não tem propulsão em modo exclusivamente elétrico. Já o câmbio, também é CVT com sete marhcas simuladas e a tração, integral.

Confira o posicionamento da Subaru Brasil (representada pela Caoa):

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Fonte: direitonews

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