Sua TV é Smart ou Não? Aprenda a Identificar em 5 Passos Fáceis!


As Smart TVs, por definição, são aparelhos cujos recursos permitem uma ótima experiência ao assistir filmes, séries, partidas de futebol e até jogar videogames online.

Com cada vez mais funcionalidades e em alta, entre os consumidores, essas TVs possuem sistemas operacionais mais modernos e vivem em contínuo desenvolvimento.

Conhecer bem o que o seu aparelho consegue oferecer é essencial para usufruir de todas as funções e serviços disponíveis.

Dentro desse segmento, é possível encontrar desde smart TVs básicas, com acesso a poucos serviços online, até aquelas que permitem o controle por meio de um aparelho celular.

Vamos mostrar, a seguir, em cinco tópicos como é fácil de descobrir se o equipamento de TV que você tem em casa é smart mesmo ou não.

1 – Leia o manual e confira o nome do equipamento

O jeito mais simples de descobrir é observando o manual. Se você não o possui mais, porque já jogou fora, verifique no meu de configurações da TV se existe um manual virtual.

Geralmente, é nele que estão os dados gerais referentes ao equipamento. Em alguns casos, ele aparece como “e-manual”.

Outra saída é pesquisar na internet pelo nome do modelo da TV. Ele costuma aparecer escrito no controle remoto, mas também pode estar em etiquetas que ficam na parte de trás do aparelho.

2 – Observe o controle remoto

Outro aspecto que pode indicar se a sua TV é smart ou não é o próprio controle remoto. Muitos fabricantes colocam botões de atalho para acesso aos principais serviços de streaming, como Netflix, GloboPlay, Amazon Prime e outros.

Se no controle da sua TV houver botões de atalho para essas plataformas, esse é um sinal de que ela pode ser uma TV smart. Para confirmar, basta tentar acessar alguma e ver se funciona.

3 – Há conexão com a internet?

Um elemento básico para que uma smart TV possa funcionar é ter conexão com a internet. Se no menu de configurações do seu equipamento existir opções de rede e acesso ao Wi-Fi, isso é um sinal de que a TV é smart.

Outra forma de constatar isso é procurar na parte de conexões do aparelho por alguma porta RJ-45, aquela destinada à conexão via cabo, a chamada Ethernet.

Pode acontecer, por exemplo, de uma smart TV possuir uma porta Ethernet e não contar com Wi-Fi integrado.

4 – Loja de aplicativos

A existência de uma loja de apps também é um indicativo importante. Se no menu da TV ou no controle remoto aparece algum botão ou aba de acesso, o seu aparelho é uma smart TV.

Modelos mais simples oferecem compatibilidade com uma quantidade menor de apps. Em alguns casos, por exemplo, pode ser que nem apareça uma loja de aplicativos e exista somente a opção de download de alguns gratuitos.

Já aqueles mais avançados, como as Android TV, oferecem acesso completo a lojas como a Google Play Store.

5 – Atente-se ao menu, tela principal e interface

A interface da TV também pode auxiliar na definição como smart ou não. Mesmo que ela não esteja conectada à internet, a interface de televisores inteligentes exibe os ícones dos aplicativos instalados.

Esse é um elemento básico de uma smart TV. Em alguns modelos, eles aparecem em formato de blocos, ocupando toda a tela, já em outros eles surgem alinhados na parte inferior.

Fonte: capitalist

Anteriores Ministério da Defesa da Rússia diz que cessar-fogo em Nagorno-Karabakh foi violado
Próxima Governo Lula pede que Petrobras reavalie venda de ativos