Stock Car terá SUVs nas pistas pela primeira vez na história; entenda


A Stock Car é a principal competição automobilística do Brasil. Conhecida por usar a carroceria de carros de rua populares, como os icônicos Chevrolet Opala, Omega, Astra e, por último, tendo Toyota Corolla e Chevrolet Cruze no grid, a competição terá uma importante novidade para temporada 2025.

É que, em 2025, os sedãs serão substituídos pela carcaça de SUVs. Isso mesmo, não é apenas nas ruas que os modelos dessa categoria estão dominando o espaço. O Chevrolet Cruze, por exemplo, será substituído pelo Tracker atual, enquanto o Corolla dará lugar ao Corolla Cross.

De acordo com Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da categoria, a mudança é baseada em pesquisa de mercado e consultas junto aos fabricantes. Um dos sinalizadores para a utilização da nova carroceria é o próprio consumidor.

A diretora de Marketing da GM na América do Sul, Chris Rego, esclarece que a escolha pela categoria se dá pelo motivo de os SUVs já representarem “mais de 40% das vendas de veículos de passeio e evoluíram muito em design, tecnologia e dinâmica veicular.”

Vale ressaltar, desde já, que as “bolhas” (nome dado a carroceria usada pelos carros da Stock Car, que mantém o design dos veículos de rua) terão visual mais distante dos Tracker e Corolla Cross de passeio, do que no ano anterior os modelos de corrida tinham de Cruze e Corolla. Isso para não dizer que ficou um tanto estranho.

Afinal, para cobrir toda a base do veículo com chassi e motor, foi necessário alongar linhas de capô dos veículos (pelo menos é o que mostra os desenhos), não deixando o visual, assim, tão uniforme. A verdade é que eles ficaram bem parecidos com hatches.

Não é só o visual dos carros que mudará, afinal, a competição está prometendo ter a plataforma mais avançada de toda sua história para os veículos. Um dos exemplos é que os carros terão asa traseira móvel, como nos F1, e construída com fibra de carbono.

Além disso, vai mudar a mecânica dos veículos. Atualmente, os Stock Car usam um V8 de cerca de 500 cv. Ele será substituído por um propulsor 2.1 turbo, que deve ter basicamente a mesma faixa de potência.

Isso quer dizer que o V8 está com os dias contados na principal competição automobilística nacional. Afinal, por mais potente que seja o motor turbinado, certamente não terá o mesmo ruído abafado (e que tantos gostam) do oito “canecos”.

“Estamos entusiasmados com a nova fase anunciada pela Stock Car. A estratégia da Toyota Gazoo Racing permanece sendo a de superar os limites para ir além, buscando sempre vitórias na Stock Car, independente dos adversários e de outras marcas que estejam envolvidas no campeonato”, contou Daniel Grespan, líder do projeto Toyota GR no Brasil.

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Fonte: direitonews

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