STJ mantém prisão de sobrinho de vereadora de Várzea Grande acusado de furtar gado


Conteúdo/ODOC – O ministro Jesuíno Rissato, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu manter a prisão de Oswaldo Prado Rocha, suspeito de participar de uma quadrilha de roubo de gado no estado de Mato Grosso. A decisão foi proferida no final de março, após Oswaldo ter sido preso em maio do ano anterior, em Poconé.

Oswaldo, que é sobrinho da vereadora Rosy Prado, de Várzea Grande, é acusado de envolvimento em um assalto a uma propriedade rural no Assentamento Nossa Senhora Aparecida, onde ele e dois comparsas teriam roubado gado de duas vítimas, portando armas de fogo. As vítimas reconheceram Oswaldo como um dos autores do crime.

Apesar da defesa de Oswaldo ter alegado constrangimento ilegal devido à falta de fundamentação para a prisão preventiva, o ministro Rissato rejeitou esse argumento, afirmando que a medida se justifica pela gravidade do crime e pela periculosidade do acusado, que causou alarme na comunidade local.

Além disso, uma semana após ser libertado da prisão, Oswaldo foi preso novamente por liderar um esquema de desvio de medicamentos da farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase, em Várzea Grande. Esse fato também foi considerado na decisão do ministro para manter a prisão de Oswaldo.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor), revelaram o envolvimento de Oswaldo e outros funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, bem como do empresário Fernando Metelo, em um esquema de desvio de medicamentos.

Oswaldo foi alvo da operação “Fenestra”, que investiga o desvio de medicamentos na UPA Ipase. As investigações apontaram que os medicamentos eram repassados a Fernando Metelo, que utilizava terceiros para pagar propina a servidores públicos, visando ocultar os valores ilícitos.

Por isso, Oswaldo Prado Rocha ficou sob custódia, enquanto as investigações continuam.

Fonte: odocumento

Anteriores F1: Possível retorno de Vettel com a Mercedes agrada Russell
Próxima Lula diz que pegou país “desmontado” após governo Bolsonaro: “Mentira deslavada tomou conta”