A Stellantis acaba de lançar uma nova plataforma para produção de veículos. A STLA Large é uma base para fabricação de carros elétricos voltados para modelos das categorias D e E, ou seja, veículos de grande porte. A autonomia pode chegar a 800 km e proporcionar aceleração de 0 km/h aos 100 km/h em apenas 2 segundos.
A plataforma é projetada para suportar baterias entre 85 kWh e 118 kWh. Essas baterias poderão ter entre 400 volts e 800 volts, com carregamento rápido de até 4,5 kWh por minuto. Não há informações sobre potência, mas certamente os carros devem ser bem potentes. Além disso, a estrutura STLA Large também pode suportar projetos de carros híbridos e à combustão.
Por ser modular, a Stellantis diz que várias carrocerias podem ser feitas com a STLA Large, variando, principalmente, entre sedãs e SUVs. Nos motores, a tração poderá ser dianteira, traseira ou integral, inclusive com modo de condução off-road.
O STLA Large deve permitir distâncias de entre-eixos que variam entre 2,90 e 3,10 m, e comprimento variante de 4,80 m a 5,10 metros. A título de comparação, o Jeep Commander, por exemplo, poderia ser um candidato a ser feito com a plataforma STLA Large, já que tem 2,80 metros de entre-eixos e 4,77 metros de comprimento.
O objetivo do grupo é realizar os primeiros veículos produzidos sob a plataforma no mercado norte-americano, inicialmente com Dodge e Jeep. Alfa Romeo, Chrysler e Maserati são as outras fabricantes que também devem receber a estrutura.
Novo CEO da Stellantis confirma 1º híbrido flex da empresa já em 2024
A Stellantis deve investir mais de 50 bilhões de euros durante a próxima década para lançar diversos modelos nos Estados Unidos e Europa. O primeiro com a plataforma STLA Large deve ser lançado até 2026.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews