A cerimônia de inauguração do escritório de representação da Sputnik em Adis Abeba contou com a presença da presidente do Conselho da Federação da Rússia (câmara alta do parlamento), Valentina Matvienko, do presidente do Conselho da Federação da Etiópia, Agenyehu Teshager, do diretor-geral do grupo midiático Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev, bem como de outros políticos do alto escalão dos governos russo e etíope.
O escritório da Sputnik na Etiópia é o primeiro centro editorial multifuncional russo dessa magnitude na Etiópia. Nele está prevista a criação de conteúdos para rádio, site, redes sociais, com transmissões em amárico e inglês, e a realização de trabalhos de correspondente, inclusive da União Africana. Vários projetos já foram lançados em amárico.
As atividades da Sputnik na Etiópia ajudarão a fortalecer os laços diplomáticos do país com a Rússia, disse Teshager.
“Estou convencido de que a Sputnik alcançará os seus objetivos”, acrescentou.
A Sputnik está trabalhando ativamente na África e aumentando sua presença no continente. Programas de rádio em inglês e francês são transmitidos em estações de rádio em Nigéria, Botswana, Camarões, Níger, Mali, Guiné e Zâmbia. A Sputnik é membro da União Africana de radiodifusão e ganhadora de prêmios de rádio concedidos pelo órgão. Os jornalistas da Sputnik entrevistam regularmente altos funcionários dos Estados africanos.
“Achamos que a África é muito importante. Sua voz deve ser ouvida no mundo. As entrevistas que receberemos aqui, as fontes de informação, as pessoas que aparecerão conosco aparecerão em todos os 32 idiomas em que trabalhamos no mundo. A voz da Etiópia no mundo será grandemente reforçada. E se considerarmos que tratamos a Etiópia com muito amor, com grande simpatia, então este é um enorme recurso para a Etiópia”, disse Kiselev.
A Sputnik é uma das maiores agências e rádios internacionais, operando em mais de 30 idiomas. A mídia possui 25 centros editoriais em todo o mundo.
Fonte: sputniknewsbrasil