Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) de São Paulo começou a notificar nesta terça-feira (2) cerca de 700 pessoas que estão em posse de celulares registrados como roubados ou furtados. A ação faz parte de uma nova fase do programa SP Mobile, que visa recuperar aparelhos que foram reativados por terceiros, em sua maioria sem saber da procedência ilícita.
Desde o início do programa, em junho, cerca de 3,5 mil celulares já foram recuperados pelas forças de segurança, sendo que mais da metade (52%) devolvida às vítimas.
O SP Mobile funciona por meio do cruzamento de dados de boletins de ocorrência com informações fornecidas pelas operadoras de telefonia. Com isso, o sistema consegue identificar receptadores, cumprir mandados de busca e desarticular redes de revenda ilegal de celulares.
O processo acontece em duas etapas:
-
Primeira etapa: as 700 pessoas notificadas têm três dias úteis para entregar voluntariamente o aparelho no endereço indicado.
-
Segunda etapa: caso não haja entrega no prazo, o caso será encaminhado à Polícia Civil, que poderá realizar diligências de busca e apreensão. O portador do celular poderá ser conduzido à delegacia e responder por receptação, dependendo das circunstâncias.
O coordenador do programa, delegado Rodolfo Latif Sebba, reforçou a importância de registrar boletim de ocorrência em caso de roubo ou furto, incluindo o número do IMEI do celular. “É esse registro que alimenta o sistema e permite que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, afirmou.
Fonte: gazetabrasil