Destaque do South Summit Brazil, a Competição de Startups chega em sua segunda edição com mais de 2 mil startups inscritas. É o dobro do volume alcançado no ano anterior.
Elas são originárias de 86 países — 44% dos países de todo mundo e reforça o caráter global do evento. Na lista:
- Azerbaijão
- Estados Unidos
- Israel
- Espanha
- Alemanha
- Camarões
- Hong Kong
- Indonésia
- Ucrânia
- Zimbábue
- Nepal, Austrália
- Ucrânia
- Paquistão
- Chile
- Colômbia
- Argentina
Entre as empresas nacionais, estão confirmadas representantes de 92% dos estados brasileiros, com destaque para:
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Santa Catarina
O prazo para o cadastro terminou no dia 16 de janeiro e foram aceitos projetos de qualquer setor e em qualquer estágio de desenvolvimento.
Como funciona a Competição de Startups
Após a inscrição, os participantes passam por um processo de seleção realizado por um comitê de renomados especialistas nacionais e internacionais, com base em critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe, além de interesse de potenciais investidores.
Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos presencialmente e poderão acessar uma rede exclusiva, com a possibilidade de reuniões 1:1 com investidores e corporações em busca de inovação.
No final, cinco startups sairão vencedoras nas seguintes categorias: Destaque; Mais Sustentável; Mais Escalável; Mais Inovadora; e Melhor Time. Além da participação no evento e da ampla visibilidade na mídia, elas receberão mentorias e orientação para aprimorar seu pitch.
“Nós estamos muito felizes com o resultado dessa primeira fase da competição. A presença global demonstra a dimensão que o South Summit Brazil alcançou. E agora fica a nossa expectativa para que após a seleção, a gente tenha os negócios mais inovadores do planeta em nosso no palco”, diz Thiago Ribeiro, CEO do South Summit Brazil
O Rio Grande do Sul está representado com 26% das startups inscritas e o governador em exercício, Gabriel Souza, ressalta que os números refletem o interesse dos empreendedores e consolida a importância da edição realizada em solo gaúcho.
“Nosso objetivo é justamente esse: conectar startups, fundos de investimentos mundiais e empresas, além de atuar como uma vitrine de negócios brasileiros para o mundo”, reforça Souza, que é o coordenador do Gabinete de Projetos Especiais, do qual o South Summit Brazil faz parte.
Realizada globalmente há dez anos, mais de US$ 10 bilhões foram investidos por fundos em startups inscritas e muitas delas tornaram-se líderes em seu setor como Cabify, Glovo e Wallbox.
A previsão é que mais de 100 fundos estejam presentes na edição brasileira em 2023. O South Summit Brazil 2023 acontece de 29 a 31 de março, em Porto Alegre, e os ingressos estão disponíveis no site oficial.