Sorriso registra queda histórica na inadimplência imobiliária de locação: apenas 2,5% em três anos


O índice de inadimplência locatícia em Sorriso (MT) atingiu o menor percentual nos últimos três anos: 2,5%. O número coloca a região em uma posição de destaque quando o assunto é o mercado de locação no Estado e no Brasil. O levantamento foi feito pela Foco Empreendimentos, uma das principais imobiliárias da região.

De acordo com a gestora de locação da Foco Empreendimentos, Paula Hahn, o panorama favorável tem sido atribuído, em parte, a prestação de serviços específicos, como, por exemplo, assessorias patrimonial e jurídica tanto para os locadores, quanto aos locatários, auxiliando em questões que os envolvidos no processo de locação, por exemplo, não conseguem fazer sozinhos.

Segundo ela, é através desse tipo de consultoria que é realizada uma busca especializada e aprofundada, obviamente, com autorização do possível inquilino por meio de um cadastro prévio para, então, minimizar os riscos de uma inadimplência futura.

“É possível buscar o histórico da taxa de inadimplência da pessoa que deseja ser inquilino, o valor de quanto ele ganha, além de consultar órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, a consultoria jurídica ajuda a minimizar diversas situações ligadas à inadimplência, realizando este trabalho antecipado”, afirma a especialista.

Paula reforça, ainda, que a presença de profissionais especializados em questões legais no processo de locação de imóveis em Sorriso tem se mostrado um diferencial essencial para a reeducação e consequentemente para a manutenção da estabilidade financeira do mercado.

“Essa orientação fornecida pelas imobiliárias têm contribuído, por exemplo, para a redução dos conflitos entre proprietários e inquilinos, evitando a ocorrência de pendências que poderiam resultar em atrasos nos pagamentos ou até mesmo em situações de inadimplência”, ressalta.

Clareza nas negociações tem sido peça chave

A clareza nas cláusulas contratuais, aliada à mediação e aconselhamento oferecidos pelas assessorias, têm gerado cada vez mais um ambiente de confiança mútua entre locadores e locatários. Para a especialista, esse fator tem sido determinante para a manutenção de uma relação saudável e equilibrada no mercado de locação de imóveis em Sorriso, contribuindo diretamente para a manutenção do baixo índice de inadimplência.

“Investir em orientação legal é mais do que prevenir inadimplência; é construir confiança mútua. A proximidade e ação proativa são chaves para manter índices mínimos de falta de pagamento dos aluguéis”, diz.

Aluguel garantido: uma alternativa valiosa para proprietários

Paula ressalta, também, que outro aspecto que tem contribuído de maneira significativa para manter o baixo índice da inadimplência em Sorriso tem sido a iniciativa do Aluguel Garantido a proprietários. Segundo ela, a possibilidade tem se tornado uma alternativa valiosa para que os donos de imóveis consigam driblar os desafios de uma eventual falta de pagamento no futuro por parte do inquilino.

“Além de ajudar a manter esse percentual baixo, ele [o aluguel garantido] minimiza consideravelmente os efeitos quando há situações dessa natureza. Isso pois, de certa forma, essa alternativa garante ao proprietário até três meses de pagamento do aluguel”, finaliza.

Fonte: nortaomt

Anteriores Em meio a divergências e protestos, Assembleia da França aprova projeto polêmico de lei de imigração
Próxima IBP aponta alta de 0,35% do diesel nos postos com maior mistura de biodiesel em 2024