Os preços da soja voltam a subir na Bolsa de Chicago nesta manhã de terça-feira (12) e, por volta de 7h30 (horário de Brasília), os ganhos entre as posições mais negociadas variavam de 3,75 a 6 pontos. Assim, o janeiro tinha US$ 13,42 e o maio, US$ 13,69 por bushel. Também dão sequência às altas da sessão anterior, os futuros do óleo e do farelo na CBOT, mesmo que de forma mais tímida.
O mercado mantém seu foco sobre o clima na América do Sul e às mudanças que aparecem nos modelos climáticos indicando chuvas ainda muito mal distribuídas, em especial no Centro-Norte do Brasil, além de temperaturas muito elevadas. De acordo com a Climatempo, a partir de quinta-feira (14), as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC acima da média esperada, com a chegada de uma nova onda de calor.
Leia mais:
+ Nem o Sul vai escapar: Brasil vai voltar a pegar fogo com temperaturas podendo ultrapassar os 40ºC
Além do clima sulamericano, os traders também monitoram a demanda, ainda bastante presente no mercado norte-americano. A China vem fazendo boas compras de soja nos EUA nas últimas semanas, buscando garantir seus estoques e mais cautelosa ao registrar as perdas que se observam na safra do Brasil. Afinal, a oferta brasileira não só será menor nesta temporada, como chegará escalonada e com atraso.
Veja como fechou o mercado nesta segunda-feira:
Fonte: noticiasagricolas