A declaração de Macron ocorreu em entrevista ao jornal francês Le Parisien, na qual comentou o risco de apagões na França durante o inverno.
“Vejo muita preocupação com isso, mas não entrem em pânico! É responsabilidade do governo elaborar cenários para lidar com qualquer situação”, disse o presidente da França.
Macron acrescentou que, se os cidadãos franceses cooperarem e cumprirem o chamado plano de sobriedade energética, o pior cenário será evitado. “Vamos sobreviver ao inverno”, assegurou o mandatário.
© AP Photo / Jean-François BadiasUsina de carvão em Saint-Avold, na França, em 8 de setembro de 2022
Usina de carvão em Saint-Avold, na França, em 8 de setembro de 2022
© AP Photo / Jean-François Badias
Na quinta-feira (1º), a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, também pediu aos cidadãos franceses a usarem menos energia para evitar blecautes no país.
No início de outubro, o governo francês lançou um plano de sobriedade energética para enfrentar o inverno. O objetivo é reduzir o consumo de energia da França em 10%em dois anos e garantir que o país passe o inverno sem escassez de gás ou eletricidade.
As medidas do plano incluem também um pedido para limitar o aquecimento doméstico a um máximo de 19 graus Celsius e desligar a iluminação após as 10h00. O plano cita ainda o incentivo ao trabalho remoto.
Fonte: sputniknewsbrasil