A maioria dos sobrenomes brasileiros tem origem portuguesa e remete ao período colonial, aliás, devido à história do descobrimento do Brasil, os portugueses são responsáveis pela maior parte da população brasileira.
Por isso, muitos sobrenomes vêm de origens árabes e francesas, por exemplo. Isto é, há uma mistura muito grande de múltiplas culturas.
Ao longo da história, muitos sobrenomes são associados a riquezas, prosperidade e fortuna por estarem presentes em famílias que foram importantes, de alguma maneira, na história brasileira.
Famílias com destaque em setores políticos, financeiros ou sociais pode potencializar uma representatividade de poder muito grande. Veja quais são esses sobrenomes e seus significados:
1- Alcântara
É um mix de origens, que mistura Portugal, Espanha e principalmente a Arábia Saudita, que significa “arco”, “ponte”, talvez possa trazer uma representatividade de firmeza.
2- Bulhões
De origem portuguesa, representa a história do período colonial, por ter sido muito forte na época, derivado de “lugar pantanoso”.
3- Bragança
Região celta na Brigância, o nome vem de família que moravam em regiões de terra alta, que representava a classe da riqueza. Ou seja, o nome remete a linhagem da nobreza, que significa “fortaleza” ou “castelo”.
4- Marques
Que vem de “marquês”, uma posição de extrema importância, que representa poder e liderança.
5- Souza
Famílias portuguesas que tinham como posse grandes pedaços de terras, também representava grandes comerciantes e proprietários.
6- Matarazzo
Uma das famílias mais ricas e influentes no século XIX e XX, que possa ter contribuído muito para o desenvolvimento do Brasil.
7- Albuquerque
Origem portuguesa que vem de famílias pertencentes a época do Brasil colonial, responsáveis por possuírem vastas terras e grande importância.
8- Caiado
Historicamente vem de famílias que colocavam tintura ou maquiagem no rosto, para clarear ou outro motivo.
9- Castro
Aquele que nasceu perto dos castelos, que possa representar fortalezas, que habita em locais fortes.
10- Santana
Com origem da Península Ibérica, que agrega Portugal e Espanha, o significado é Santa Ana, santa abençoada. Traz um significado forte de religião e fé.
Fonte: capitalist