Nesta terça-feira (06), um ataque de drones do Hezbollah na Galileia Ocidental deixou dezenove pessoas feridas, uma delas em estado crítico. As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que, pelo menos, um dos feridos sofreu devido a um míssil interceptador do Domo de Ferro que apresentou defeito.
O serviço de ambulância Magen David Adom relatou que as vítimas foram tratadas em três locais diferentes na área de Nahariya. Entre os feridos, uma pessoa está em estado grave, outra em condição leve a moderada, e as demais apresentam ferimentos leves.
O homem gravemente ferido, na faixa dos 40 anos, estava dirigindo quando foi atingido, fazendo com que seu veículo saísse da estrada.
A uma certa distância, em um estacionamento, uma mulher de 65 anos foi moderadamente ferida por estilhaços. Além disso, seis soldados ficaram feridos em uma base do exército localizada na área.
No total, dezenove pessoas foram levadas ao Centro Médico Galilee, em Nahariya, para tratamento. Entre elas, o homem gravemente ferido e a mulher com ferimentos moderados, além de outras dezessete pessoas que estavam em boas condições. O hospital informou que algumas das vítimas com ferimentos leves apresentavam dores de cabeça, zumbido e ansiedade, mas todos receberam alta ainda na terça-feira.
Seis soldados que estavam no acampamento Shraga, perto de Nahariya, também ficaram feridos de forma leve quando um dos drones do Hezbollah atingiu a base, provocando um incêndio. Os soldados foram levados ao hospital com ferimentos leves, incluindo zumbido nos ouvidos devido à explosão.
As FDI confirmaram posteriormente que o homem gravemente ferido na Rodovia 4, perto de Nahariya, foi atingido por um interceptador Iron Dome que caiu no chão após errar o alvo. Segundo uma investigação inicial, o míssil não conseguiu interceptar o alvo e atingiu o solo.
O Hezbollah reivindicou a autoria do ataque, afirmando que lançou um “enxame” de drones de ataque direcionados ao acampamento Shraga.
As FDI confirmaram que identificaram vários drones entrando no espaço aéreo israelense vindos do Líbano durante o ataque, sendo que um foi interceptado pelo Iron Dome, enquanto os outros atingiram a área de Nahariya, resultando em vítimas.
Fonte: gazetabrasil