Só 4 carros seminovos valorizaram no Brasil em 2023; veja quais


Em 2023, carros seminovos tiveram, em média, uma desvalorização de 9,6%, de acordo com um estudo da Mobiauto. A título de comparação, a mesma pesquisa apontou, no início do ano passado, que os veículos da categoria tinham desvalorizado cerca de 5,4%.

Além disso, apenas quatro modelos se valorizaram no período. Para chegar nessa conclusão, a empresa pesquisou os preços de 159 automóveis fabricados em 2023, 2022 e 2021. Vale lembrar que, por definição, carros seminovos são aqueles produzidos até três anos atrás.

Desta forma, segundo o estudo, o carro seminovo mais valorizado é o Fiat Pulse 2023. O SUV, que tinha preço médio de R$ 98.150 em 2022, passou a ser vendido por mais de R$ 101 mil no ano passado. Portanto, um aumento de 3,5%.

Ao longo dos 12 meses de 2023, só Volkswagen Polo (1,8%), Hyundai Creta (1,3%) e Toyota SW4 (0,8%), ambos de 2021, também tiveram suas cotações valorizadas. Veja abaixo:

Por outro lado, alguns carros seminovos tiveram desvalorizações próximas e acima dos 20% em 2023. Este é o caso, por exemplo, das Chevrolet S10 cabine dupla de 2021 e 2022, que tiveram depreciações de até 28,2% no período. Vale ressaltar que a picape está passando por uma atualização e deve ser lançada ainda em 2024.

“Notamos que há o predomínio de picapes cabine dupla entre os dez piores do levantamento. Recentemente fizemos uma pesquisa e identificamos que esses veículos, principalmente nas versões a diesel, não foram bons negócios em 2023. Agora, entre os dez, nada menos do que cinco veículos integraram a lista dos dez mais desvalorizados”, aponta Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

Fora as caminhonetes de cabine dupla, Hyundai Tucson 2022 e Jeep Renegade 2022 também entram na lista de carros que tiveram desvalorização acima dos 20%. Veja abaixo:

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Fonte: direitonews

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