O sistema de saúde da Faixa de Gaza está à beira do colapso, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nesta sexta-feira (13).
“O sistema de saúde está à beira do colapso. Os necrotérios estão superlotados, 11 profissionais de saúde foram mortos no cumprimento do dever. Houve 34 ataques a instalações de saúde nos últimos dias”, disse Guterres a jornalistas.
Segundo Guterres, os hospitais localizados no sul de Gaza estão superlotados e não terão capacidade para acomodar milhares de pacientes do norte.
Ele voltou a alertar que a evacuação em massa de civis do norte para o sul é extremamente perigosa — em alguns casos, impossível.
Na manhã desta sexta-feira, Israel deu um prazo de 24 horas para que civis em Gaza evacuem o norte da cidade em direção ao sul.
A ONU instou Israel a rescindir a ordem, afirmando que é impossível realizar uma evacuação dessa magnitude em tão pouco tempo. O governo israelense, no entanto, se recusou a rescindi-la e criticou o pedido da ONU, classificando-o como uma “vergonha”.
Uma reunião fechada no Conselho de Segurança da ONU ocorre na tarde de hoje (13), tendo como principal assunto a criação de um corredor humanitário para a retirada de civis das zonas de conflito.
Fonte: sputniknewsbrasil