“Sirenes soaram no sul de Israel após um projétil lançado do Iêmen. Os detalhes estão sendo analisados”, disseram as FDI em um comunicado no X nesta sexta-feira (25).
O movimento houthi do Iêmen tem lançado mísseis e drones contra Israel desde o início dos ataques em Gaza em 2023, em apoio aos palestinos. Os houthis interromperam seus ataques durante um cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas em Gaza, iniciado em janeiro, que foi interrompido por Israel em março.
No sábado (12), dois mísseis israelenses atingiram um hospital em Gaza, destruindo o departamento de emergência. Autoridades evacuaram pacientes após aviso das forças de segurança israelenses, que afirmaram que o ataque era contra militantes do Hamas na instalação.
O conflito começou em outubro de 2023, quando o Hamas liderou um ataque às comunidades do sul de Israel, perto de Gaza, matando 1,2 mil pessoas e levando 251 reféns, de acordo com autoridades israelenses.
A retaliação de Israel matou mais de 50 mil palestinos em Gaza, de acordo com autoridades de saúde no enclave governado pelo Hamas. O Hamas ainda mantém 59 reféns, enquanto outros foram libertados durante o cessar-fogo, outros resgatados pelas forças israelenses e outros acabaram mortos.
Fonte: sputniknewsbrasil