A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através da Faculdade de Agronomia e Zootecnia (FAAZ), realiza, entre os dias 24 e 26 de agosto, o VI Simpósio Mato-Grossense de Bovinocultura (SIMBOV), evento que busca disseminar alternativas tecnológicas para intensificar o sistema de produção e reprodução de bovinos, promovendo a viabilidade econômica dessas técnicas e a sustentabilidade da atividade no mercado futuro.
Entre os objetivos do simpósio está promover a interrelação ambiente-planta-animal, oferecendo informações e debates sobre diversos temas relacionados à bovinocultura de corte.
A programação oficial contará com uma grade extensa de palestras que interessam a professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, profissionais, empreendedores, empresas, órgãos regulamentadores e demais profissionais envolvidos no agronegócio.
De acordo com a pesquisadora Ediane Pereira, parte da comissão organizadora do evento, um dos pontos centrais do simpósio é a importância da intensificação da produção bovina de corte.
“Com a economia nacional cada vez mais dependente dessa atividade, é fundamental buscar atualizações e novos conceitos que consolidem a expressão da pecuária no país. O evento visa, assim, contribuir para uma pecuária competitiva e sustentável, por meio da geração de pesquisas direcionadas às demandas nacionais e internacionais”, afirmou.
Além disso, a sustentabilidade também será um tópico crucial das discussões.
“Com o Brasil sendo um dos líderes mundiais na produção pecuária, a demanda por proteína animal é elevada. Nesse cenário, a busca por eficiência e lucratividade torna-se fundamental para o setor. É nesse contexto que a pecuária sustentável ganha relevância, promovendo o desenvolvimento de técnicas que visam a produção de alimentos de forma consciente, rentável e com menor impacto ambiental”, completou a pesquisadora.
O VI Simpósio Mato-Grossense de Bovinocultura promete trazer importantes debates e trocas de experiências, impulsionando o setor e contribuindo para o desenvolvimento de uma pecuária mais sustentável e economicamente viável. Os interessados em participar do evento devem realizar a inscrição no site oficial, onde também poderão conferir a programação completa e detalhes adicionais sobre o evento.
Fonte: ufmt