Shineray SHI 175: preços, consumo, manutenção; veja tudo sobre a trail


Muito conhecida na Região Nordeste do Brasil, a Shineray está se popularizando no restante do país. Não é mera coincidência que a marca, que produz motocicletas de origem chinesa em Manaus (AM), já é terceira fabricante que mais vende motos no Brasil, atrás apenas de Honda e Yamaha. No total, são mais de 40 modelos elétricos e a combustão, dentre ciclomotores, motocicletas, scooters, quadriciclos, triciclos e até mesmo carrinho de golfe.

Neste artigo, Autoesporte vai detalhar os preços e versões da pequena trail Shineray SHI 175.

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Lançada no segundo semestre de 2022, a Shineray SHI 175 chegou com a árdua missão de encarar os modelos queridinhos do mercado brasileiro de motocicletas: Honda NXR 160 Bros (em junho de 2024, custa R$ 19.060, além do frete) e Yamaha XTZ 150 Crosser (preço público sugerido de R$ 20.190, sem frete e seguro de frete).

O modelo tem o preço a seu favor. Quando começou a ser vendido no Brasil em 2022, a trail da Shineray tinha um preço de lançamento de R$ 12.990 (além do frete e impostos). Hoje, o modelo é vendido nas concessionárias por R$ 14.990, apesar do preço sugerido no site ser de R$ 13.490 (mais frete e impostos de acordo com a região).

Mas sairá de linha em breve. Isso porque em janeiro do ano que vem entrará em vigor a nova fase do Programa de Controle de Emissões por Motocicletas e similares (Promot).

A Shineray SHI 175 lançada no segundo semestre de 2022 é equipada com um motor monocilíndrico carburado a gasolina de 173,6 cm³, que entrega 14,2 cv de potência a 8.000 rpm e 1,43 kgf.m de torque a 6.000 rpm. Como acontece com as concorrentes diretas, o modelo da Shineray tem freio a disco nas duas rodas, mas apenas com CBS. De acordo com a marca, a velocidade máxima do modelo é de 105 km/h consumo. E o consumo é de 24,8 km/l.

Já pensando nas novas normas do Promot para 2025, a Shineray lançou em maio deste ano uma nova versão da trail: a Shineray 175s EFI. Como a própria sigla no nome indica, a moto agora tem injeção eletrônica. A versão injetada da motocicleta da Shineray tem preço de lançamento, e sugerido no site, de R$ 14.990, sem frete e impostos, ainda bem abaixo das rivais da Honda e da Yamaha. Porém, nas concessionárias, o preço cobrado pode chegar aos R$ 16.490.

A nova Shineray SHI 175s EFI continua sendo monocilíndrico e refrigerado a ar de 173,6 cm³ de cilindrada e movido a gasolina, mas agora entrega 16,3 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 1,84 kgf.m a 6.000 rpm, graças à injeção eletrônica. O desempenho é ligeiramente melhor que o da versão carburada. A transmissão tem câmbio de cinco marchas com secundária por corrente. O consumo pode superar os 30 km/l.

O modelo tem rodas raiadas 90/90 de 19 polegadas na frente e 100/90 de 17 polegadas atrás, freios a disco nas duas rodas equipados com CBS, iluminação full-LED, tanque de combustível com 15 litros de capacidade, para-brisa, bagageiro, partida elétrica e por pedal, painel de instrumentos com conta-giros analógico e display digital. A moto pesa apenas 137,4 quilos e, segundo a Shineray, tem capacidade máxima para transportar até 150 quilos.

A primeira revisão da Shineray SHI 175 deve ser realizada aos mil quilômetros, ou 90 dias, e tem um custo de R$ 120,00. A segunda revisão da moto deve ser feita aos três mil quilômetros e custa R$ 190,00. A partir daí, a moto deve ir para a oficina para passar por revisões periódicas a cada três mil quilômetros, com custo fixo de R$ 190,00, além do valor de peças que eventualmente precisem ser trocadas.

* O valor total da revisão pode variar de acordo com as peças, caso seja necessário realizar a troca de componentes. A Shineray recomenda ainda, no Manual do Proprietário e Garantia, que seja realizada a troca de óleo a cada mil quilômetros. O custo cobrado é apenas do óleo Motul (R$ 60).

De acordo com o Manual do Proprietário e Garantia, a Shineray, garante a motocicleta nova distribuída por suas concessionárias, contra falhas de fabricação, ou de material durante o período de 90 (noventa) dias, já englobando as previsões legais, a contar da data da venda registrada na nota fiscal e transcrita no Registro de Garantia. Já os componentes do motor e câmbio são garantidos contra falhas de fabricação ou de materiais pelo período de 12 (doze) meses já inclusa a garantia legal de 90 (noventa) dias.

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Fonte: direitonews

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