Seul diz que declaração de Pyongyang sobre teste de drone subaquático é ‘exagerada e fabricada’


O gabinete presidencial da Coreia do Sul vê o último suposto teste da Coreia do Norte de um sistema de armas nucleares subaquáticas como uma declaração provavelmente “exagerada e fabricada”, disse ele no domingo (21).

“Se testado, presume-se que seja um tipo de torpedo, mas há uma possibilidade muito pequena de ser um sistema movido a energia nuclear. Não há nenhum caso de desenvolvimento de um pequeno reator que possa ser instalado em um torpedo com diâmetro inferior a um metro”, argumentou o gabinete presidencial em um comunicado à imprensa, citado no domingo (21) pela agência sul-coreana Yonhap.

O gabinete do presidente Yoon Suk-yeol disse que a autenticidade da tecnologia não pode ser verificada por Pyongyang não ter divulgado fotos dela. Os militares sul-coreanos têm monitorado sinais de que a Coreia do Norte está desenvolvendo sistemas de armas submarinas, incluindo drones de ataque nuclear e mísseis balísticos lançados por submarinos, usando recursos de inteligência e vigilância com os EUA.
Coreia do Norte comemora 75 anos de seu Exército e mostra possível novo míssil intercontinental durante um grande desfile militar na capital norte-coreana, Pyongyang, em 8 de fevereiro - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2024

“Nossas Forças Armadas já possuem uma capacidade de ataque avassaladora contra os locais de lançamento de tais sistemas de armas em caso de contingência. Reforçamos ainda mais nossas capacidades antissubmarinas e posturas de defesa nos portos”, segundo ele.
Sobre o disparo de um míssil hipersônico de combustível sólido pela Coreia do Norte em 14 de janeiro, o gabinete de Yoon respondeu que a Coreia do Sul acelerará seus esforços para construir um sistema de defesa antimísseis de múltiplas camadas contra as “ameaças em evolução” de Pyongyang.
A Coreia do Norte anunciou na sexta-feira (19) ter realizado no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) um importante teste do Haeil-5-23, um drone de ataque nuclear subaquático, em resposta aos últimos exercícios navais conjuntos da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Japão.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Governo de MT investe R$ 3,3 bilhões para melhorar a infraestrutura dos municípios
Próxima Governo anuncia nova política para desenvolvimento da indústria