Setor da soja dos EUA diz que manutenção de tarifas contra a China provocará falências


Números correntes apontam que a China compra US$ 15 bilhões da soja norte-americana, produto que movimenta US$ 125 bilhões, representando 0,6% do PIB do país. São cerca de 500 mil produtores.
“A contínua escalada tarifária com a China preocupa os produtores de soja, já que o país asiático é um mercado de exportação crucial para a soja norte-americana”, diz a nota.
No site da associação, o presidente da American Soybean Association e produtor de soja no Kentucky, Caleb Ragland, disse que essa é uma “situação difícil de engolir”:
“Em mais uma rodada de retaliações tarifárias com o governo dos EUA, a China respondeu às tarifas mais recentes com uma tarifa correspondente de 50% sobre todas as importações dos Estados Unidos. Essas tarifas se somam ao recente aumento de 34% e aos 10% que já estavam em vigor desde março. Considerando ainda o IVA “normal” e a tarifa padrão para soja, a taxa efetiva de importação da soja dos EUA na China chega a 114,73%”.
Área de plantação de soja no noroeste do Mato Grosso - Sputnik Brasil, 1920, 22.01.2025

De acordo com o Financial Times (FT), o Brasil expandiu sua vantagem sobre os EUA como maior fornecedor de alimentos para a China, com exportações em alta antes mesmo do tarifaço para os produtos chineses.
Trump aumentou as tarifas sobre a China, dizendo que os EUA agora cobrarão um adicional de 145% em todos os produtos chineses que chegam em seu território.
Em resposta, Pequim se moveu para atingir uma indústria norte-americana estratégica limitando a exportação de filmes americanos, depois de já ter aumentado suas próprias tarifas sobre os EUA para 84%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Forças ucranianas lançam ataque com drones na região de Kherson, informa governador da região
Próxima Derrocada de penhasco revela adaga ricamente decorada de quase 3.000 anos na Polônia (FOTOS)