EMANUEL BELMIRO
HOME OFFICE
Por iniciativa do vereador Rodolfo Despachante (PSC), a Câmara Municipal de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (18/9), uma solenidade em comemoração ao Setembro Verde, mês de conscientização pela inclusão dos PCDs (Pessoas com Deficiência), cujo lema é “Nada sobre nós sem TODOS nós”.
Setembro foi escolhido para celebrar a vida dos PCDs porque também é neste mês que se comemora nacionalmente desde 1982 o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. Data escolhida por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
Políticos, autoridades e representantes da sociedade civil estiveram presentes na cerimônia, entre eles a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, que falou sobre a necessidade de reforçar cada vez mais os direitos dos PCDs através de políticas públicas eficientes. “Sou mãe de um filho que além de deficiente visual também é autista, então conheço na pele a luta de outras mães que dependem de agendamento, transporte público, de alguém que fique com seu filho deficiente e o programa Inclui Sampa tem contribuído muito nisso. Mas precisamos sempre avançar mais, fazer mais porque na secretaria a nossa luta e o nosso trabalho tem sido em fazer com que as pessoas com deficiência sejam amadas, respeitadas e incluídas”, afirmou Grecco.
Deficiente visual desde que nasceu, Simone Camargo Rocha foi atleta paralímpica com uma trajetória marcada com oito títulos brasileiros no atletismo além de ser bicampeã nos jogos Pan-Americanos na modalidade goalball (jogo praticado por atletas que possuem deficiência visual, cujo objetivo é arremessar uma bola sonora com as mãos no gol do adversário).
Atualmente, ela coordena o Programa Atleta Cidadão do CPB (Centro Paralímpico Brasileiro) e em sua fala ressaltou a importância das escolas trabalharem a inclusão da pessoa com deficiência em todas as suas atividades, principalmente as esportivas, e falou sobre o trabalho feito pelo CPB. “Muitas vezes, a criança com deficiência é dispensada das aulas de educação física, por exemplo, por causa de suas limitações, mas no CPB nós mostramos, através da nossa Escolinha Paralímpica que é possível essa criança fazer essas atividades e queremos replicar esse modelo para todo o país”, disse Simone.
Representando a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Nedavaska fez questão de lembrar da importância do Setembro Verde e que a luta por mais dignidade às pessoas com deficiência deve ser diária e de todos. “O Setembro Verde é necessário para lembrar a sociedade que a pessoa com deficiência existe e que precisamos acabar com o preconceito e capacitismo contra elas. Uma luta que não pode ser só do Poder Público e de entidades e nem só no mês de setembro. Esse trabalho precisa ser diário e de toda a sociedade”, lembrou ela.
Durante o evento, foram entregues a membros da mesa, representantes da sociedade civil e outras pessoas presentes diplomas de homenagem àqueles que fazem a diferença na luta pela causa dos PCDs em São Paulo ou que servem de inspiração a outros deficientes através de suas histórias de vida.
Entre os homenageados estavam o técnico da seleção brasileira de voleibol sentado e técnico da equipe do Clube Atlético Paulistano, Fernando Guimarães, presidente da APABB (Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiências), João Leopoldo da Silva Petry, e a publicitária e fotógrafa, fundadora de uma agência focada em modelos com deficiência física, Kica de Castro.
Para o vereador Rodolfo Despachante, que presidiu a Sessão Solene, é importante que a sociedade reconheça as pessoas com deficiência como seres humanos capazes e com isso possam dar mais oportunidades e espaço para eles. “Nós precisamos oferecer cada vez mais espaço para que as pessoas com deficiência possam expor todas as suas potencialidades, respeitando suas limitações, claro, mas dando o suporte necessário para que elas tenham a sua independência e liberdade. E tudo isso começa com o respeito porque somos todos iguais”, afirmou o vereador.
A solenidade sobre o Setembro Verde pode ser conferida na íntegra no vídeo abaixo: