SESI Lab promove programação especial para a 21ª Semana Nacional de Museus


O SESI Lab integra pela primeira vez o circuito oficial da 21ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 15 e 21 de maio, com o tema anual “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”. Além das exposições de longa duração e temporária abertas de terça a sexta-feira, uma programação especial será realizada sábado (20) e domingo (21) no complexo multiuso localizado no Setor Cultural Sul.

Além do museu 100% interativo em formato inédito no país, mais de 1 mil museus e instituições culturais e educativas em todo o Brasil participam desta edição da temporada de eventos, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Conectado à temática de sustentabilidade, serão promovidas no SESI Lab visitas educativas e oficinas maker com o tema “Eficiência Energética”. As atividades propostas buscam promover a discussão sobre a importância da preservação dos recursos naturais, e do uso consciente dos combustíveis e recursos que geram eletricidade, para a preservação da sustentabilidade planetária. 

Os museus são espaços ideais para despertar a curiosidade, a reflexão, o pensamento crítico, além de promover a socialização e estimular conexões entre o presente, o passado e o futuro. 

“Ter o SESI Lab no rol de instituições participantes da Semana Nacional de Museus é mais uma demonstração do potencial inspirador e fundamental que centros de ciência e tecnologia possuem para a construção de um futuro sustentável”, destaca a gerente-executiva de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Cláudia Ramalho.

Um futuro consciente a partir da mão na massa

As oficinas serão realizadas no Espaço Maker e as visitas nas galerias permanentes do SESI Lab. No sábado (20), das 15h às 17h, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre condutores de energia, a partir da construção de circuitos com massinha e criação de moldes com LED. 

Já no domingo (21), serão duas turmas com início às 10h30 e às 15h, cada uma com duas horas de duração. A turma da manhã terá como desafio a construção de luminárias como ponto de partida para discutir a eficiência energética no cotidiano. A última turma do dia terá como mote a compreensão sobre o processo de hidrogênio verde, e demais fontes renováveis, como uma alternativa de combustível limpo para presente e futuro. 

As senhas para participar das oficinas são distribuídas 30 minutos antes de cada atividade, no balcão de informações localizado na portaria principal do museu. O funcionamento é de terça a domingo, com compra de ingressos online ou presencialmente, no guichê da Sympla, instalado na entrada do SESI Lab. 

O ingresso para ter acesso ao museu custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e dispõe de uma ampla política de gratuidade. Em todos os dias de visitação a entrada é permitida somente até uma hora antes do fechamento do museu. Uma dica: o SESI Lab fica em frente ao Conic e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto. 

Conheça a programação completa de sábado (20) e de domingo (21): 

Capacitar para multiplicar conhecimento

Também com gancho temático da sustentabilidade devido à Semana Nacional de Museus, o SESI Lab terá edição do projeto “Café da Manhã com Professores” no sábado (20). O encontro ocorrerá das 10h30 às 12h, com palestra, visita guiada para conhecer as galerias do museu e participação na oficina “Eficiência energética: fontes renováveis”.  Profissionais das redes pública e privada de ensino podem se inscrever aqui

O projeto é organizado duas vezes ao mês, sempre aos sábados de manhã, como ação de formação para apresentar o SESI Lab a professores e educadores interessados em realizar visitas educativas agendadas. Na oportunidade é apresentado o programa educativo do museu, além das exposições, atividades e oficinas disponíveis. Tudo com o intuito de discutir possibilidades de integração da visita interativa com o currículo escolar.

Promoção da inclusão social, diversidade e natureza

Nesta edição, a Semana Nacional de Museus destaca a importância desses espaços para a promoção do bem-estar e da sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Em 2023, os museus e instituições culturais e educativas participantes realizarão mais de 3.500 atividades em todas as regiões brasileiras inspirados pelo tema, como exposições, visitas guiadas, palestras, oficinas e apresentações musicais e teatrais. 

“Uma das motivações da Semana Nacional de Museus é desmistificar os museus, que muitos só enxergam como lugar de coisa velha ou lugar onde não se pode tocar em nada. O SESI Lab mostra o contrário: museus são espaços de conexão entre passado e futuro e inclusive podem ser sim lugares onde o público pode tocar, interagir”, ressalta a presidenta do Ibram, Fernanda Castro.

Confira o Guia da Programação da 21ª Semana Nacional de Museus. 

A 21ª Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Ibram, construída e proposta de forma articulada com o setor museal brasileiro, e que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, tornou-se oficialmente o reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma  iniciativa do SESI, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais. O resultado é um complexo multiuso com experiências sensoriais e educativas a partir de um processo lúdico, divertido, estimulante, participativo, coletivo e democrático.

Fonte: portaldaindustria

Anteriores TJ-SP reverte condenação e absolve homem acusado de m4tar e queimar vizinha em São Carlos
Próxima É permitido passar o sinal vermelho quando for virar à direita?