Serviço Florestal registra acréscimo de 18 milhões de hectares de florestas públicas em 2022


O Serviço Florestal Brasileiro lança a atualização do Cadastro Nacional de Florestas Públicas (CNFP) para o ano de 2022. As florestas públicas cadastradas tiveram um aumento de 5,8%, totalizando cerca de 18 milhões de hectares. O cadastro, que reúne dados georreferenciados sobre as florestas públicas brasileiras, oferece aos gestores públicos e à população em geral uma base de mapas, imagens e dados com informações relevantes para a gestão florestal.

Para realização do CNFP de 2022, foi intensificada a articulação com os órgãos estaduais e municipais. O coordenador-geral de monitoramento e auditoria florestal, José Humberto Chaves, destacou o esforço junto aos órgãos para ampliação da base do cadastro: “Essa atualização é muito importante porque serve de subsídios para políticas públicas relacionadas às florestas públicas, especialmente no caso das florestas não destinadas, em que temos o desafio de promover sua destinação para as mais diversas finalidades possíveis, como criação de unidades de conservação, concessão florestal, terras indígenas, entre outros”.

Leiáuti_CNFP_2022.png

O CNFP foi criado pela Lei de Gestão de Florestas Públicas (Lei nº 11.284/2006) e é integrado pelo Cadastro -Geral de Florestas Públicas da União e pelos Cadastros de Florestas Públicas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O CNFP armazena em um banco de dados georreferenciado informações governamentais sobre florestas públicas.

As florestas públicas são divididas em três categorias. Nas florestas tipo A estão as Unidades de Conservação da Natureza, as Terras Indígenas, os Assentamentos Rurais Públicos e as áreas militares. São destinadas à proteção e conservação do meio ambiente e uso de comunidades tradicionais. As florestas tipo B são as florestas localizadas em áreas arrecadadas pelo Poder Público, mas que ainda não foram destinadas. Já as florestas tipo C são as florestas localizadas em áreas de dominialidade indefinida, comumente chamadas de terras devolutas.

Acesse o CNFP 2022: https://imparcialnews.com.br/mma/pt-br/composicao/servico-florestal-brasileiro/cadastro-nacional-de-florestas-publicas/cnfp-2022

Fonte: gov.br

Anteriores F1: Marko acredita que Verstappen pode ser campeão no GP do Japão
Próxima Novo comando da Whirlpool no Brasil prioriza investimentos em inovação com propósito