O Serviço de Operações Especializadas (SOE), vinculado à Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP), completa nesta terça-feira (08.11) 12 anos a serviço do Estado de Mato Grosso. Criado em 2010 com o objetivo de atuar em unidades penais, o SOE vem proporcionando mais segurança e potencializando as ações de segurança dentro das unidades mato-grossenses.
O gerente do SOE, Giulliano Volpato, destaca a importância do trabalho dos policiais penais na realização dos serviços mais complexos da SAAP, que opera desde o restabelecimento da ordem, recapturas de foragidos, escoltas de alto risco e operações integradas às forças especializadas de segurança do Estado. Atualmente, a equipe é composta por 50 policiais penais.
“Nesses 12 anos evoluímos em treinamento constante, tanto na parte física como tecnicamente. Grande parte dos nossos policiais são instrutores e hoje estamos com o IV COPE (Curso de Operações Penitenciárias Especializada) em andamento, para que possamos aumentar o nosso efetivo”, explicou Giulliano.
A base operacional do SOE conta com 10 veículos e um canil que atua em conjunto com outras forças de segurança e auxilia nas revistas nas penitenciárias e cadeias do Estado. Os cães são treinados e cuidados por uma equipe especializada.
Também está em construção um espaço próprio e adequado para o treinamento na base, com academia, estande de tiro e espaço para treinamento de combate em ambientes fechados. A entrega deve acontecer no segundo semestre de 2023.