De acordo com os cientistas, trata-se de um tubo de plasma frio suspenso por campos magnéticos no plasma em torno da área mais quente da atmosfera solar.
Além disso, os especialistas explicaram que os átomos superaquecidos no plasma começam a perder elétrons, sendo carregados eletricamente.
Spot the solar snake slithering across the #Sun! 🐍
This ‘tube’ of cooler atmospheric gases snaking its way through the Sun’s magnetic field was captured by @esasolarobiter’s @EuiTelescope on 5 September, ahead of a large eruption 💥
📹 https://t.co/FJgXYq1vwp #ExploreFarther pic.twitter.com/02uIJMMCBH
— ESA Science (@esascience) November 14, 2022
Localize a serpente solar deslizando através do Sol! Este “tubo” de gases atmosféricos mais frios serpenteando através do campo magnético do Sol foi capturado pela sonda Solar Orbiter no dia 5 de setembro, durante uma grande erupção.
Os cientistas estimam que o plasma se moveu a aproximadamente 612.000 quilômetros por hora, levando cerca de três horas para completar seu percurso pela superfície solar.
Estes estudos permitem uma melhor compreensão da atividade solar e da forma como é criado o “clima espacial”, que costuma afetar as tecnologias espaciais e terrestres.
Fonte: sputniknewsbrasil