Sergei Lavrov e Marco Rubio conversam por telefone e concordam em ‘manter contato regular’


O anúncio veio após uma conversa telefônica entre os ministros, realizada por iniciativa dos Estados Unidos neste sábado (15). Anteriormente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, já haviam conversado ao telefone em 12 de fevereiro.

“Lavrov e Rubio confirmaram sua prontidão para trabalhar juntos para restaurar o diálogo interestatal mutuamente respeitoso, de acordo com o tom definido pelos presidentes. Concordamos em manter contatos regulares, incluindo preparativos para uma reunião de cúpula russo-americana“, diz o texto.

Ademais, segundo o documento publicado os chefes da diplomacia de ambos os países concordaram em manter um canal de comunicação “para resolver os problemas acumulados nas relações russo-americanas”. A ideia seria “remover as barreiras unilaterais à cooperação comercial, econômica e de investimento mútuo herdadas do governo anterior”.
Sergei Lavrov e Marco Rubio também firmaram um “compromisso mútuo” para interação em questões internacionais, como o acordo em torno da Ucrânia, a situação da Palestino, do Oriente Médio como um todo, além de outras esferas reginais.
O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, durante reunião em Helsinque, na Finlândia - Sputnik Brasil, 1920, 15.02.2025

“Ocorreu uma troca de opiniões sobre maneiras de acabar rapidamente com a política, iniciada pelo governo Barack Obama em 2016, de apertar ao máximo as condições para o funcionamento das missões diplomáticas russas nos Estados Unidos, o que, é claro, implicou medidas retaliatórias”, afirmou a chancelaria russa.
“Foi acordado organizar uma reunião de especialistas em um futuro muito próximo para concordar com etapas específicas para remover mutuamente os obstáculos ao trabalho das missões estrangeiras da Rússia e dos Estados Unidos”, acrescentou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Saiba quem eram as vítimas que morreram na queda de avião em Quadra (SP)
Próxima F1: Sainz critica nova regra da FIA sobre palavrões: “Parte fundamental do esporte”