A poucos dias de completar um ano no Brasil, a Seres confirmou que está passando por um período de reestruturação comercial, conforme antecipado por Autoesporte. Só que, depois de paralisar as operações no mercado nacional, a marca chinesa informa que vai adotar uma nova estratégia de vendas no país. Isso inclui a abertura de uma rede de concessionárias.
Autoesporte entrou em contato com José Augusto Bandimarti, chefe de operações da Seres no Brasil, para entender melhor a situação. De acordo com o executivo, o objetivo é abrir entre 15 e 20 unidades no período de um ano. A expectativa, dessa forma, é que a inauguração das primeiras concessionárias aconteça dentro dos próximos 100 dias. Ou melhor, dos próximos três meses.
Vale lembrar que, quando estreou no Brasil, em julho de 2023, a Seres optou por realizar a venda de carros exclusivamente pela internet. Na época, disse que era uma escolha estratégica e moderna ao “estilo Tesla”, que usa um padrão parecido. Entretanto, a fabricante reconhece que esse método não deu tão certo para uma marca desconhecida no Brasil.
Portanto, ao que tudo indica, há negociações com cerca de 15 grupos para abrir as concessionárias, mas o representante não informou quais. Cabe lembrar que, em outubro do ano passado, a Seres chegou a abrir duas lojas, uma no bairro do Jardins, região nobre de São Paulo (SP), e outra em São Conrado, no Rio de Janeiro.
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Seja como for, durante esse período, a Seres confirma que houve um “atraso” na chegada de novas unidades dos seus carros, que são importados de Xangai. O motivo, segundo a marca, é a alta demanda dos modelos na China.
Entretanto, afirmou que as operações no mercado brasileiro continuam mesmo com apenas oito emplacamentos em 2024, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Desde sua estreia no Brasil, foram 45 veículos vendidos (entre automóveis e comerciais).
A fabricante também diz que outro problema é a falta de agenda nos laboratórios brasileiros, impossibilitando a homologação. “Uma das possibilidades para apressar esse processo é fazer os testes de laboratório requeridos na China, com a presença de técnicos brasileiros”, explicou Brandimarti.
Além de continuar com as vendas do Seres 3 e Seres 5, a marca também está em processo de homologação do Seres 5 com autonomia estendida. No futuro, a previsão é lançar mais dois SUVs híbridos.
O primeiro é o M7, modelo de seis lugares e 1.150 km de autonomia, que, na verdade, já tem unidades no Brasil. Mas, até o momento, não está disponível para venda por questões de homologação. Em seguida, a fabricante cita o M9, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.
Outro modelo que está nos planos para o Brasil é o E5, um SUV híbrido plug-in de sete lugares que tem potência total estimada em 176 cv. As primeiras unidades estão previstas para desembarcar até agosto deste ano em território nacional.
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Fonte: direitonews