Sepulturas de cultura nômade do deserto de 500 anos são descobertas no México (FOTO)


Os trabalhos começaram depois que um morador local relatou a presença de saqueadores e a profanação de sepulturas antigas. Com o apoio da Comissão Nacional para Áreas Naturais Protegidas (Conanp), foi organizada uma expedição de resgate de emergência, escreve a entidade.
O arqueólogo Yuri de la Rosa Gutiérrez encontrou um buraco estreito, com cerca de meio metro de diâmetro – a entrada para a caverna. Descendo a uma profundidade de 12 metros, os especialistas encontraram uma câmara semicircular com os restos mortais de 17 pessoas, incluindo o crânio de uma criança, bem como 15 fragmentos de tecidos com mais de 500 anos.
Resgate de complexo mortuário, pertencente a povos nômades do deserto, em uma caverna profunda de Coahuila.
De acordo com Gutiérrez, trata-se de uma caverna pré-hispânica. Os corpos dos mortos foram provavelmente embrulhados em panos e acompanhados por objetos colocados em cestos e em tapetes. Infelizmente, os saques violaram a disposição original dos artefatos e o contexto histórico.
Naquela época a região era habitada por caçadores-coletores – nômades do deserto, conhecidos por sua habilidade em tecer cordas. Talvez tenha sido com a ajuda dessas cordas que eles desceram para a caverna para os ritos de enterro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Voepass Tem Certificado de Operador Aéreo Cassado Pela Anac
Próxima Vladimir Putin reúne-se com Lula da Silva no Kremlin para conversações bilaterais