Seplag implanta programa para capacitação de gestores com foco em liderança


A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) realizou, nesta semana, o primeiro módulo da capacitação LiderES+. O Programa de Desenvolvimento de Líderes da Seplag tem o objetivo de auxiliar no aperfeiçoamento de habilidades comportamentais, formular e aplicar estratégias e ferramentas de gestão adequadas à realidade do setor público.

Promovida por meio da Adjunta de Gestão de Pessoas, a capacitação tem visa trabalhar competências como a liderança. O assunto foi tema do primeiro encontro, que abordou o gerenciamento e desenvolvimento de pessoas, com vistas a articulação das entregas e da gestão do conhecimento.

O secretário titular da Seplag, Basílio Bezerra, afirma que o resultado das entregas à população começa no planejamento, e, para isso, é necessário ter líderes capacitados, focados nas entregas e capazes de conduzir e motivar as suas equipes.

“Nos últimos anos, temos investido na capacitação dos nossos servidores. Líderes preparados inspiram e influenciam as suas equipes, são mais assertivos nas decisões, dão espaço para a inovação, com isso são mais eficientes nas entregas e políticas públicas”, ressalta Bezerra.

A capacitação LiderES+ terá outros módulos, com atividades presenciais e online, nos quais serão trabalhadas as competências Planejamento, Negociação, Dinamismo e Comunicação.

O consultor de Gestão de Pessoas, Patric Souza, responsável pela condução do módulo de Liderança, pontua que não existe um conceito fechado sobre liderança, mas que o papel é para quem quer ser exemplo e deixar algum legado.

“Nos últimos anos, algumas habilidades têm sido objeto de estudo no Vale do Silício, que são características da liderança situacional. Uma abordagem flexível e adaptativa, na qual a eficácia da liderança é determinada pela capacidade do líder de ajustar seu comportamento de acordo com as necessidades e o contexto da situação”, explica.

A secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Seplag, Lidiane Leite, destaca que o Programa de Desenvolvimento de Líderes foi construído com base nas necessidades atuais, com objetivo de aperfeiçoar a gestão.

“Um líder de alta performance em uma organização pode motivar as pessoas nos mais diversos aspectos, podendo influenciar diretamente na entrega dos resultados”, pontua Lidiane Leite.

Estimular o potencial criativo do líder para com a equipe, administrar a equipe de forma integrada e conectada com as entregas do órgão, fazendo a gestão do tempo, e incentivo ao desenvolvimento das competências foram alguns dos destaques da capacitação.

Para o secretário adjunto de Gestão de Pagamento de Pessoal da Seplag, Geonir Paulo Schnorr, “o evento contribuiu para o desenvolvimento de competências fundamentais para as nossas atribuições e se mostrou momento ímpar para troca de experiências entre os líderes presentes”.

Já a superintendente de Arquivo Público, Vanda Silva, afirma que “a capacitação de líderes no serviço público é fundamental para o nosso desenvolvimento enquanto gestores, nos permite tomar decisões éticas e estratégicas em relação a nossas equipes, contribuindo para um governo mais eficaz no atendimento das demandas da sociedade”.

Fonte: odocumento

Anteriores F1: McLaren feliz com a qualificação no Canadá, “podemos ter uma corrida emocionante”
Próxima Projeto que permite regularização de pequenos imóveis rurais pode enfraquecer o MST