Seminário técnico encerrado nesta sexta-feira fortalece o debate sobre gestão da saúde nos municípios


Crédito: Divulgação AMM

O Seminário Técnico sobre Gestão da Saúde, realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Tribunal de Contas (TCE), foi encerrado nesta sexta-feira (19), em Cuiabá, após uma semana de amplo debate com a participação de cerca de 500 pessoas. A iniciativa contou com a parceria da  Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

A programação, que teve início na segunda-feira (15), abordou diversos temas pertinentes ao setor, como Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos; Políticas da Atenção Primária e Especializada; Painel de Sistemas de informação em Saúde –  Ferramentas para tomada de decisão; Orientações Técnicas para Alcance do Índice Municipal de Qualidade da Saúde para o IPM/ICMS; Processo Licitatório na Saúde; Orientações Contábeis sobre Saldo em Contas, entre outros.

O presidente da AMM, Leonardo Bortolin, ressaltou a importância da iniciativa para capacitar gestores em uma das principais áreas da administração pública. “A gestão da saúde é repleta de desafios e os agentes públicos devem estar constantemente se capacitando para desenvolver o trabalho e atender as demandas da população. Agradecemos o TCE e os demais parceiros na realização desse evento, que contou com um amplo ciclo de palestras ministradas por renomados especialistas, que orientaram e esclarecem dúvidas de gestores e equipes de prefeituras de todo o estado”, frisou Bortolin, que foi representado no encerramento do evento pelo coordenador de relações institucionais, José Antônio Pinheiro.

Whats-App-Image-2024-07-19-at-15-30-57

Um dos resultados do seminário foi a aproximação institucional  com o ministério da Saúde para auxiliar os municípios no acesso a recursos federais para investimentos na Atenção Primária e Especializada, setores estratégicos para a gestão local.

Durante o evento também foram lançados cursos permanentes, no formato a distância, para os técnicos dos municípios, entre os quais o de fiscalização e gestão de contratos e processos licitatórios para aquisição de medicamentos, que será ofertado pelo TCE. Serão também realizadas capacitações pela Escola de Saúde Pública em parceria com a AMM  sobre gestão e controle de sistemas do SUS, licitação e contratos, comunicação na gestão da saúde, entre outros temas.

Whats-App-Image-2024-07-19-at-15-30-47-2

Os participantes fizeram uma avaliação positiva do seminário. “Aproveitamos vários temas abordados, como licitação e compras na área da saúde, que demandam muitos cuidados. Agradecemos a AMM pelo apoio aos municípios na formação de gestores e servidores para que prestem melhor serviço à população”, assinalou o procurador jurídico de Tapurah, Brenno Ferreira da Silva.

O secretário de Saúde de Cotriguaçu, Marcio Oliveira Flores, destacou a relevância da iniciativa para orientar a tomada de decisão. “Esclarecemos muitas dúvidas sobre o que se pode fazer na gestão, baseado nas normas que a lei estabelece”, afirmou.

A secretária adjunta de saúde de Tangará da Serra, Erislane Oliveira, enfatizou o aprendizado e a habilidade dos instrutores na transmissão do conteúdo.  “Foram cinco dias muito intensos e de muito aprendizado. Assuntos complexos como licitação e gestão de contratos foram abordados de forma simplificada, e mesmo quem é leigo conseguiu compreender”, pontuou.

Whats-App-Image-2024-07-19-at-15-30-46-1

O evento, que teve carga horária de 40 horas, foi direcionado a prefeitos, secretários e equipes da área da saúde, gestores de sistemas do SUS, de unidades conveniadas ou com cooperação técnica com o poder público municipal, Consórcios Intermunicipais de Saúde de Mato Grosso, entre outros. Os participantes vão receber por e-mail o certificado de presença, material do curso e link com acesso às palestras.

A capacitação dos servidores das prefeituras é uma das prioridades da AMM, que periodicamente realiza cursos, lives técnicas e reuniões para orientar gestores sobre diversos assuntos relacionados à administração pública.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Por que a Chevrolet desistiu de ter 1 milhão de carros elétricos até 2025
Próxima Ex-agente da CIA aponta 2 conclusões que podem ser tiradas após atentado contra Trump