Seminário regional em Itajaí troca informações sobre Síndrome de Down


A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa promoveu, em Itajaí, nesta sexta-feira (22), o 4º Seminário Regional de Atualização sobre a Síndrome de Down – “Conosco, Não Por Nós”.

O evento proposto pelo deputado José Milton Scheffer (PP) foi realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) com o objetivo de debater políticas públicas voltadas a este público em diferentes áreas.

Profissionais da Saúde, Educação, Assistência Social e demais interessados no tema participaram durante todo o dia de palestras com especialistas que abordaram assuntos que vão desde o envelhecimento até sexualidade. Também houve apresentação cultural de jovens com Síndrome de Down.

O deputado Scheffer destacou a importância de levar o conhecimento e o máximo de informações para toda a sociedade. “O debate é um instrumento fundamental para melhorar a inclusão e qualidade de vida das pessoas com Síndrome de Down na sociedade e a Comissão tem criado oportunidades para que as pessoas com a síndrome e suas famílias possam ter atendimento diferenciado na saúde e educação, por exemplo. A verdadeira inclusão é criar condições para que esta pessoa possa caminhar sozinha”.

Um dos palestrantes, Pedro Ivo de Paiva Toscano, falou sobre o empoderamento da pessoa com deficiência. “As pessoas estão envelhecendo e precisam passar por este processo com independência e autonomia”, destaca.

A mestre em Ciências do Envelhecimento, Leila de Castro, apresentou um estudo que realizou sobre o tema, em que faz um comparativo entre as questões biopsicossociais de quem tem Síndrome de Down e a sua rede de apoio, que é o núcleo familiar. “O envelhecimento é complexo pra todos nós, por isso, precisamos aprofundar a temática e pensar em políticas públicas que atendam as pessoas com deficiência em todas as faixas etárias.”

A fundadora do Instituto Moradia para a Vida Independente, Flávia Poppe, falou sobre Moradia Independente. “Sair da casa dos pais é um marco. É o momento em que você constitui sua identidade, estabelece sua rede de relacionamentos e conquista autonomia. Com relação às pessoas com Síndrome de Down, as políticas públicas não dão conta da demanda e o que a gente faz é mostrar que juntos, todos podemos morar sozinhos.”

A palestrante Jéssica Pereira Cardoso abordou o tema “empregabilidade” falando sobre o “Emprego Apoiado”, metodologia consagrada mundialmente, que prevê o acompanhamento individualizado para proporcionar qualidade de inclusão e permanência no mercado de trabalho.”

A programação encerrou com o tema “Sexualidade”, trazido pela doutora em Psicologia Social pela UFSC, Karla Garcia Luiz, que integra o Núcleo de Estudos da Deficiência (NED/UFSC) e é Pesquisadora do Instituto Cáue – Redes de Inclusão.

Com informações de Thiago Toscani

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Foragido da Operação Piraim tem prisão cumprida pela Polícia Civil
Próxima Polícia Civil prende agressor por lesão corporal e dano em Cáceres