O encerramento do 1º Seminário do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb aconteceu no auditório da AMM, nesta sexta-feira (19).Secretários municipais de educação participaram durante três dias de debates sobre o recurso destinado aos municípios. O primeiro dia do encontro foi realizado na ALMT e o segundo na OAB-MT, com o objetivo de dialogar sobre a relação entre as secretarias e os conselhos.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, lembrou do empenho em cobrar do governo estadual a garantia do transporte escolar e ressaltou que os gestores devem lutar para manter o recurso que é destinado aos municípios. Ele disse ainda que instituição está à disposição para ajuda-los para sanar qualquer dúvida. “Tem que reconhecer os bons feitos da secretaria estadual de educação, porém, é preciso cobrar também o que é de direito dos municípios”. garantiu.
Conforme o presidente do Conselho Estadual do Fundeb, Wesley da Mata, o evento foi importante para aprender sobre legislação, portarias, sobre o funcionamento de um conselho para fazer a aprovação dos recursos. “O objetivo é compreender a importância do apoio da secretaria de educação junto ao conselho do Fundeb, e aqui na AMM, que é a casa dos municípios, viemos justamente para fazer esse diálogo”, enfatizou.
Para a vice-presidente do CACS- Fundeb, Eva de Paulo Viera Santos, o seminário foi uma oportunidade para fortalecimento para que os conselhos venham agir com mais deliberação. “Foram dias de troca de experiências, aprendizagem e esclarecimento de dúvidas, para aturar de forma mais transparente”, concluiu.
Fonte: amm