Seminário debate perspectivas do manejo florestal comunitário e familiar na Amazônia


Entre os dias 23 e 25 de setembro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima realizou, em Belém (PA), um [FF1] seminário que debateu o manejo florestal comunitário e familiar na Amazônia. A iniciativa foi promovida em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

No evento foram aprofundados o diálogo com as comunidades que realizam o manejo sustentável madeireiro e também não madeireiro, para debater os desafios ao fortalecimento das cadeias de valor de seus produtos. Participaram representantes de instituições federais, governos estaduais, academia e sociedade civil.

O diretor do Departamento de Florestas da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Thiago Belote, destacou a importância do evento para integrar a atuação do MMA e demais entidades parceiras com as comunidades locais.

“Nosso compromisso é assegurar que as políticas públicas de manejo comunitário coloquem no centro aqueles que vivem e dependem da floresta. São essas pessoas que, ao mesmo tempo em que garantem seu sustento, desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade e na construção de soluções para os grandes desafios ambientais que enfrentamos”, afirmou.

Realizado com o apoio do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IIEB), o evento contou também com a apresentação e a discussão dos resultados parciais do levantamento de iniciativas de manejo de produtos florestais da bioeconomia na Amazônia, que atualiza as informações sobre  os empreendimentos comunitários.

A diretora de Fomento Florestal do SFB, Clarisse Cruz, enfatizou a importância de uma atuação coordenada para fortalecer estes empreendimentos. “São trabalhos que geram renda, ao mesmo tempo que conservam a floresta em pé, contribuindo para a conservação da biodiversidade, a redução do desmatamento e a mitigação das mudanças do clima”, afirmou.

Também participaram do evento representantes das Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável e da Secretaria Nacional de Bioeconomia, ambas do MMA, além de integrantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, de governos estaduais, universidades,  sociedade civil e de mais de 50 membros comunitários. O evento contou a com apoio do projeto Amazon Sustainable Landscape (ASL).

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA

imprensa@mma.gov.br

(61) 2028-1227/1051

Acesse o Flickr do MMA


Fonte: gov.br

Anteriores F1: Rosberg prevê conversas difíceis na McLaren após GP da Itália
Próxima Em Corumbá, ministro da Defesa diz que fronteiras do Brasil não podem virar 'trincheiras'