Seminário debate escuta acolhedora de adolescentes e jovens


Docente e discentes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, participaram nesta quinta-feira (30), do III Seminário Pode Falar. O evento, organizado pelo Programa Pode Falar, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef),  aconteceu de forma on-line, com tema “A escuta acolhedora de adolescentes e jovens: desafios e perspectivas”.

A professora do Departamento de Serviço Social da UFMT e supervisora das atividades do Programa na Universidade, Liliane Capilé Charbel, contou  que a ação é de suma importância para essa parcela da população, e destacou o enfoque na saúde mental.

“Durante o evento abordamos a relevância da escuta acolhedora como apoio efetivo ao sofrimento mental dos que buscam ajuda. O Seminário deu voz aos adolescentes e jovens, assim como apresentou especialistas na temática da escuta acolhedora”, explicou, complementando que entre as experiências da vida real foram aprofundados teoricamente as diversas nuances da escuta acolhedora permeada de arte, poesia, música e performances.

Liliane Capilé Charbel explicou que o Seminário é realizado em todos os estados do país, em parceria com instituições de ensino superior, e que a UFMT atua por meio do Departamento de Serviço Social e do Grupo de Pesquisa Política Social, Direitos Sociais e Serviço Social (GESS), com a participação das graduandas de Serviço Social, Viviane Coelho Robl e Mayra Daiane Pereira da Silva.

“O Programa Pode falar, canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos, vai completar dois anos de existência. A iniciativa nasceu da parceria do Unicef com instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e empresas com expertise em tecnologia”, explicou

A professora complementou que o Programa  funciona de forma anônima e gratuita por meio de um chatbot, batizado pelos adolescentes de “Ariel”, e que pode ser acessado pelo site ou pelo WhatsApp.

Assista os seminários nos links: 

I Seminário Pode Falar 

II Seminário Pode Falar  

III Seminário Pode Falar 

Fonte: ufmt

Anteriores Aulas nas unidades de ensino Arthur Lula da Silva e Terezinha Silva de Souza passam a funcionar com 100% da capacidade
Próxima MTPrev Itinerante esclarece dúvidas e orienta servidores de Barra do Garças