O poder da inteligência artificial na comunicação e seu uso como ferramenta de marketing, foi um dos temas debatidos durante o Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandato, realizado nesta quarta-feira, 14 de junho, no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, com o apoio da instituição. O seminário promovido pela agência Comunica 360 Marketing e Inteligência Digital foi direcionado aos gestores públicos, assessores e produtores de conteúdo, políticos e profissionais da comunicação.
O mesmo evento já foi realizado em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e São Paulo. Em Cuiabá, reuniu renomados palestrantes, como Fernando Di Chiara, especialista em neuromarketing; Fred Perilo, consultor, estrategista digital e marqueteiro político além de Marcelo Senise, sociólogo, especialista em comportamento humano, Ceo da agência Comunica, Marketing e Inteligência Digital.
Durante a sua palestra Marcelo Senise abordou o tema: das Rede Sociais e Inteligência Artificial, a evolução do Marketing Político e Comunicação Institucional na última década. Ele frisou que inteligência digital já é uma realidade no cotidiano e, se utilizada de forma correta, permite criar soluções inovadoras e melhorar a eficiência, especialmente na comunicação. “Produzimos rastros digitais assim que acordamos e pegamos nosso smartphone. Através desta tecnologia é possível se determinar padrões de comportamento, linguagem, interesses, humor e mais uma série de facetas que são indispensáveis para processos de comunicação mais eficientes e eficazes. Ele apresentou a discussão bem ampla sobre o tema, com cases concretos de sua utilização no marketing político e na comunicação institucional.
Ele apresentou as ferramentas e tecnologias baseadas em Inteligência Artificial que já são utilizadas para a comunicação e que tendem a ter seu uso intensificado nos próximos anos. “Não tenho dúvidas de que as próximas duas eleições estarão completamente dominadas pelo uso de plataformas nas mais variadas formas. Assim como foi a explosão com o surgimento das redes sociais, que mudou completamente o paradigma de comunicação no mundo e que a Inteligência Artificial virá como a próxima revolução dos tempos.
O palestrante destacou os chatbots que permitem a interação de programas de computador com os usuários por meio de texto ou voz, além de ferramentas de personalização e recomendação, reconhecimento de voz, análise de sentimento e processamento de linguagem natural, são alguns dos instrumentos mais utilizados na comunicação. Ele lembrou que o primeiro Chatbot de WhatsApp utilizado no país para política foi desenvolvido por sua equipe em Mato Grosso, durante a campanha do prefeito Zé do Pátio em Rondonópolis, no ano de 2016. “São apenas algumas das ferramentas de IA usadas no campo da comunicação. A tecnologia continua a evoluir rapidamente e novas ferramentas e aplicações estão constantemente surgindo para melhorar a eficácia e a experiência na comunicação”, assinalou.
Em seguida Fred Perillo, que é consultor, estrategista digital e marqueteiro, apresentou o ‘Methodo Mapa Mental Marketing de Mandato’ que ensina como fazer planejamento estratégico de mandatos políticos, em sete passos. Ele explicou o conceito referente a circunstancias políticas, pessoais e eleitorais do mandato; o posicionamento sobre a narrativa do mandato, o que representa para público; como mapear as dores e características do público alvo; manual de comunicação, como documentar a estratégia de comunicação do mandato, estabelecer objetivos e metas; os canais, como escolher os melhores pontos de contato, com audiências online ou off-line; o conteúdo, o que produzir e quando falar com a audiência; e a comunidade, como mobilizar pessoas e transformar eleitores em fãs.
Perillo frisou que a gestão da comunicação é fundamental para qualquer mandato, pois é uma ferramenta poderosa para promover a transparência, criar conexão com a população e divulgar as realizações, gerenciar crises, e construir uma imagem positiva. “Por outro lado, uma gestão inadequada da comunicação pode levar a problemas graves, aumento de desconfiança da população e até prejudicar a imagem do mandatário. É importante que invistam em gestão de comunicação, contratando profissionais capacitados”, disse ele, afirmando que uma boa gestão da comunicação pode trazer benefícios, fortalecendo a democracia e a transparência no governo, seja federal, estadual ou municipal.
O especialista em neuromarketing, Fernando Di Chiara, ressaltou por meio de videoconferência que a associação das ferramentas de Inteligência Artificial e a compreensão sobre neuromarketing, possibilitará o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes, que gera uma resposta positiva e emocionalmente envolvente nas pessoas. “Por isso, é fundamental o conhecimento mais amplo sobre os temas. Comunicação não é o que a gente fala, mas o que o mercado entende.
A partir disso, o entendimento pleno do comportamento humano faz com que nossos discursos, artes, cheiros, músicas e texturas sejam modelados a ponto de o consumidor entender que aquilo foi feito para ele. Esta é a melhor maneira de aplicar o marketing one-to-one, trazendo escalabilidade para o processo e usando das táticas oferecidas pela neurociência no entendimento do comportamento humano”, garantiu.
Já o especialista em marketing político digital Rodrigo Gadelha, encerrou o evento falando sobre o aplicativo WhatsApp como ferramenta para a comunicação governamental e de mandato. Gadelha desenvolveu sua própria metodologia de planejamento estratégico, a RG Moebius, já utilizada em campanhas para Presidência da República, senadores, deputados, governadores e prefeitos.
Fonte: amm