O poder da inteligência artificial na comunicação e seu uso como ferramenta de marketing será debatido na edição nacional do Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos, que vai reunir grandes nomes do marketing político no dia 14 de junho, em Cuiabá. A ferramenta promete ser o grande diferencial da comunicação pública e deve ser amplamente utilizada. O seminário será realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios, com o apoio da instituição, da Assembleia Legislativa e as Câmaras de Vereadores. O evento é promovido pela agência Comunica 360 Marketing e Inteligência Digital, em parceria com a Neoplace Technologies e Agência Nuvem.
O seminário contará com uma série de palestras e especialistas sobre comunicação. Entre eles está Marcelo Senise, que apresentará a palestra Ferramentas e Inteligência Artificial na gestão da comunicação pública, ao lado do especialista em neuromarketing Fernando Di Chiara.
De acordo com Marcelo Senise, da Comunica 360, a compreensão da Inteligência artificial é crucial, pois essa ferramenta já é uma realidade no cotidiano e, se utilizada de forma correta, permite criar soluções inovadoras e melhorar a eficiência, especialmente na comunicação. “Produzimos rastros digitais assim que acordamos e pegamos nosso smartphone. Através desta tecnologia é possível se determinar padrões de comportamento, linguagem, interesses, humor e mais uma série de facetas que são indispensáveis para processos de comunicação mais eficientes e eficazes. Os participantes poderão esperar uma discussão bastante ampla sobre o tema, com cases concretos de sua utilização no marketing político e na comunicação institucional”, assegurou Marcelo.
A palestra apresentará ferramentas e tecnologias baseadas em Inteligência Artificial que já são amplamente utilizadas para a comunicação e que tendem a ter seu uso intensificado nos próximos anos. “Não tenho dúvidas de que as próximas duas eleições estarão completamente dominadas pelo uso de plataformas de IA nas mais variadas formas. Assim como foi a explosão com o surgimento das redes sociais, que mudou completamente o paradigma de comunicação no mundo, a IA virá como a próxima revolução de nossos tempos”, disse ele.
Ferramentas baseadas em IA, como os chatbots, que permitem a interação de programas de computador com os usuários por meio de texto ou voz, além de ferramentas de personalização e recomendação, reconhecimento de voz, análise de sentimento e processamento de linguagem natural, são alguns dos instrumentos mais utilizados na comunicação. Essas e outras ferramentas serão apresentadas durante o seminário. Cabe o registro de que o primeiro Chatbot de WhatsApp utilizado no país para política foi desenvolvido por sua equipe em Mato Grosso, durante a campanha do prefeito Zé do Pátio em Rondonópolis, no ano de 2016. São apenas algumas das ferramentas de IA usadas no campo da comunicação. A tecnologia continua a evoluir rapidamente e novas ferramentas e aplicações estão constantemente surgindo para melhorar a eficácia e a experiência na comunicação.
Conforme Fernando Di Chiara, especialista em neuromarketing, a associação dessas ferramentas de IA e a compreensão sobre neuromarketing possibilitará o desenvolvimento de estratégias de marketing mais eficazes, que gerem uma resposta positiva e emocionalmente envolvente nas pessoas. Por isso, é fundamental o conhecimento mais amplo sobre os temas. “Comunicação não é o que a gente fala, mas o que o mercado entende. A partir disso, o entendimento pleno do comportamento humano faz com que nossos discursos, artes, cheiros, músicas e texturas sejam modelados a ponto de o consumidor entender que aquilo foi feito para ele. Essa é a melhor maneira de você aplicar o marketing one-to-one, trazendo escalabilidade para o processo e usando das táticas oferecidas pela neurociência no entendimento do comportamento humano”, afirmou Fernando.
Além da temática da IA, o seminário contará também com a palestra do consultor, estrategista digital e marqueteiro Fred Perillo, que será o responsável por apresentar o “Methodo Mapa Mental Marketing de Mandato”, que ensina como fazer planejamento estratégico de mandatos políticos, em sete passos.
Na sequência, será a vez do especialista em marketing político digital Rodrigo Gadelha palestrar sobre o “WhatsApp como ferramenta para a comunicação governamental e de mandato”. Ele desenvolveu sua própria metodologia de planejamento estratégico, a RG Moebius, usada em campanhas para Presidência da República, Senado, governadores e prefeitos.
O evento tem como público-alvo os políticos, gestores públicos e de partidos políticos, assessores de comunicação e produtores de conteúdo, além de profissionais da comunicação. Para saber mais sobre a programação, valores e inscrições, basta acessar o link https://bit.ly/comunica-mt.
Realização. Com a realização do Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos, Cuiabá entra na rota de grandes eventos do segmento de marketing político. O seminário já foi realizado em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e chega em Cuiabá por meio da Comunica 360.
A Comunica 360 é uma empresa especialista em comunicação, marketing, inteligência digital e inteligência artificial, com ênfase em marketing político, governamental e eleitoral. Trata-se de uma agência com foco em monitoramento, especialmente na área de inteligência artificial e, através do seu know-how, quer colocar Cuiabá na rota de grandes eventos do segmento.
Fonte: amm