Seminário aborda câncer relacionado ao trabalho


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) professor Evandro Soares da Silva, participou da abertura da primeira edição do Seminário em Vigilância e Prevenção do Câncer Relacionado ao Trabalho, nesta terça-feira (28). Realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e parceiros,o evento acontece até quarta-feira (29) no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 23ª Região. 

“Os estudos sobre o tema iniciaram em meados de 2019 com o Projeto de extensão e posteriormente como pesquisa sobre a  Vigilância do Câncer, Vigican, investigando sobre a questão do câncer e fatores associados. Esse momento é oportuno para troca de experiências e conhecimentos relacionados nessa jornada”, ressaltou o reitor.

Em sua fala o reitor destacou ainda a parceria com o MPT em outras ações. “Essa parceria nos auxilia a manter as atividades de ensino, pesquisa e extensão, podendo  entregar à comunidade, seja o diagnóstico da doença, também toda discussão necessário para o acompanhamento psicossocial de cada trabalhador acometido pela doença, além de atenção e proposições em relação aos fatores associados”

A diretora do ISC, professora Haya Del Bel, destaca que o Seminário visa fortalecer as ações de proteção da saúde do trabalho, discutir os fatores de risco ocupacionais relacionados ao câncer e sua importância na investigação epidemiológica em decorrência das atividades laborais.

“Entre os dados levantados nas primeiras análises da pesquisa foram encontradas exposições ocupacionais e ambientais como agrotóxicos, poeira industrial, benzeno, chumbo, amianto e formol”, ressalta a diretora, complementando que os dados foram publicados, no ano passado,  na Revista Brasileira de Epidemiologia.

Também estiveram no dispositivo de honra o, Procurador Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 23ª Região, Danilo Nunes Vasconcelos, o Procurador PRT da 23ª Região e Coordenador do Fórum Mato-grossense de Combate aos Impactos dos Agrotóxico, Bruno Choairy Cunha de Lima, e a Gerente da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA, Ubirani Otero

São parceiros do evento o Núcleo de Estudos Ambientais e em Saúde do Trabalhador (NEAST) do ISC, a Liga de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMT, o Instituto Nacional de Câncer (INCA),  a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS). 

A programação termina na quarta. Mais informações pelo e-mail vigican.mt@gmail.com

Leia mais

UFMT realiza seminário sobre câncer relacionado ao trabalho

Fonte: ufmt

Anteriores Quanto custa encher o tanque de combustível dos 10 carros mais vendidos do Brasil?
Próxima Balancete financeiro da saúde é discutido em audiência pública