Fora das lojas brasileiras desde 2021, o Volkswagen Up! também vai sair de linha na Europa antes do final deste ano, de acordo com a revista inglesa Autocar. Por aqui, o Up! chegou no começo de 2014, mas não conseguiu grandes volumes de vendas. O preço bem acima da faixa em que eram vendidos Renault Kwid e Fiat Mobi, seus principais concorrentes, complicaram a vida do hatch que nunca emplacou o quanto prometia.
Além disso, a legislação, que passou a exigir cinto de segurança de três pontas para todos os ocupantes em 2020, foi a gota d’água. A partir daí, o carro passou a ser homologado para somente quatro passageiros, já que a VW não viu com bons olhos investir mais na estrutura do veículo para ficar com cinco assentos dentro da lei.
Na Europa foi mais longevo. Até o fim da produção, no fim deste ano, serão 12 anos de mercado que rendeu frutos. Além da Volkswagen, o Up! foi vendido sob as marcas Seat e Skoda. Sempre com motor 1.0 de três cilindros com alimentação aspirada ou por turbo.
Chegou também a ter uma versão elétrica, a e-Up!, que também deixará a linha de produção. Ele tem bateria de 32.2 kWh e autonomia para 260 km, chegou a ser cotado no Brasil, mas nunca desembarcou.
Com a saída do Up! do mercado europeu, o Polo vai assumir o papel de menor hatch da Volkswagen, como já acontece no Brasil, até a chegada do ID.1. Este será um hatch compacto elétrico que atenderá as exigências de alguns países que pretendem banir os carros a combustão a partir de 2030, e será mais um passo da VW em seu portfólio de veículos zero emissão.
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Fonte: direitonews