Em um recente estudo publicado na revista Antiquity, pesquisadores acreditam que o sistema de escrita mais antigo do mundo tenha surgido na região onde hoje se localiza o Iraque, por volta de 3200 a.C. e era conhecido como cuneiforme. Este manuscrito representava tanto um som quanto um significado e foi precedido por um sistema mais simples chamado protocuneiforme, que foi usado de 3.350 a 3.000 a.C.
Segundo os cientistas, esses selos cilíndricos eram pequenos objetos de pedra com entalhes intrincados, rolados sobre tábuas de argila para deixar uma impressão. Começando em meados do quarto milênio a.C., selos cilíndricos foram empregados em Uruk — uma das cidades mais antigas e significativas da Mesopotâmia por volta de 3.000 a.C. — como um componente de um sistema de contabilidade para monitorar a fabricação, armazenamento e transporte de uma variedade de bens de consumo, especialmente itens têxteis e agrícolas.
O que os pesquisadores conseguiram comprovar agora foi uma conexão entre os sinais protocuneiformes que apareceram pela primeira vez em Uruk e as imagens gravadas nesses selos, algumas das quais datam de aproximadamente 6.000 anos.
“O salto conceitual que permitiu a transição do simbolismo para a escrita real é um desenvolvimento fundamental para as tecnologias humanas”, explica Silvia Ferrara, professora do Departamento de Filologia Clássica e Estudos Italianos da Universidade de Bolonha e pesquisadora principal, que coordenou o grupo de pesquisa.
© Foto / CDLI – Cuneiform Digital Library InitiativeEm detalhe, uma tábua de argila vista de diversos ângulos com sinais protocuneiformes
Em detalhe, uma tábua de argila vista de diversos ângulos com sinais protocuneiformes
© Foto / CDLI – Cuneiform Digital Library Initiative
A professora explica ainda que as imagens nos selos foram usadas em associação próxima com a primeira escrita. Mas há muita coisa que eles não sabiam sobre a relação entre os dois, revelando agora “paralelos diretos entre os selos pré-históricos tardios e os sinais protocuneiformes“.
Ferrara e sua equipe descobriram uma série de temas recorrentes nesses selos, como padrões associados ao transporte de tecidos e cerâmicas. O fato de os primeiros sinais protocuneiformes compartilharem esses mesmos temas sugere que os símbolos dos selos podem ter influenciado diretamente ou servido como inspiração para o sistema protocuneiforme.
Os pesquisadores observaram que os motivos dos selos pré-históricos anteriores não se assemelham tanto aos ícones protocuneiformes quanto os pré-históricos posteriores, e obtiveram insights valiosos sobre o período de evolução das tradições simbólicas que influenciaram a invenção da escrita.
Fonte: sputniknewsbrasil