Seguradoras japonesas começaram a avisar donos de embarcações nesta sexta-feira (23) que vão parar de emitir apólices contra danos de guerra para navios que navegam em águas russas a partir do dia 1º de janeiro, informa o jornal Nikkei Asia.
De acordo com a publicação, as seguradoras Tokio Marine & Nichido Fire Insurance, Sompo Japan Insurance e Mitsui Sumitomo Insuranceinformaram que a cobertura do seguro não valerá para danos de guerra em águas russas e até mesmo na Ásia Oriental, longe de onde acontece o conflito.
A medida pode prejudicar comerciantes japoneses, uma vez que quase todas as embarcações fazem seguro, e a falta de cobertura adicional na região tornaria a navegação muito arriscada para a maioria dos operadores, relata a mídia.
As importações japonesas de gás natural liquefeito do projeto Sakhalin-2 da Rússia e de outros lugares podem ser afetadas pela incapacidade de garantir segurança de navegação.
Entretanto, há a expectativa de que as três seguradoras japonesas negociem com resseguradoras após o feriado de Natal a possibilidade de reiniciar a cobertura, diz a mídia.
Fonte: sputniknewsbrasil