Autoesporte antecipou com exclusividade, em novembro de 2014, que a Zeekr seria a responsável pelas vendas dos modelos da Lynk & Co no Brasil. A união das duas marcas fazia parte de estratégia global da Geely, dona das duas empresas. Não à toa, o casamento se confirmou no exterior e, posteriormente, por aqui.
Desse modo, a Zeekr irá começar a vender os carros da Lynk & Co no Brasil, se tudo der certo, a partir de 2026, aponta a própria companhia. Mesmo assim, vale frisar, já teremos veículos da segunda em processo de homologação ainda este ano.
Fontes ligadas ao grupo Geely anteciparam à Autoesporte que a Lynk & Co deverá fazer sua estreia no Brasil por meio de dois modelos. Antes, a estratégia da Zeekr começava pelo SUV compacto híbrido 01 (que ainda não foi descartado). No entanto, por questões distintas, os planos mudaram e a empresa voltou seus olhos para a dupla 08 e 02.
O primeiro, hoje, é o grande favorito a dar as caras por aqui primeiro. Segue estritamente o plano da marca chinesa de intensificar a oferta de híbridos para determinadas regiões — o Brasil, claramente, uma delas. O Lynk & Co 08 é feito sobre a plataforma CMA Evo, mesma do Volvo XC40 (a Geely, cabe relembrar, também é dona da marca sueca).
O SUV médio tem 4,82 metros de comprimento e 2,84 m de entre-eixos. No mercado chinês, sua versão mais potente vem com motor 1.5 turbo aliado a dois propulsores elétricos. Potência e torque combinados são de, respectivamente, 593 cv e 92,2 kgfm.
A transmissão DHT Pro de três marchas funciona de modo similar aos sistemas de Toyota e Honda ao permitir funcionamento em modo paralelo. Vale frisar ainda que o 0 a 100 km/h do Lynk & Co 08 é feito em 4,6 segundos. Com bateria de 40 kWh temos autonomia elétrica de 200 km no ciclo WLTP.
Outro modelo capaz de encetar as operações da Lynk & Co no Brasil é o 02 (que também atende por Z20). O crossover é parente de dois veículos do grupo Geely já comercializados no Brasil: Zeekr X e Volvo EX30. Mas então, por que o SUV elétrico de 4,46 metros de comprimento e entre-eixos de 2,75 m seria vendido em nosso mercado?
Fontes respondem: embora a vontade da Lynk & Co seja a de priorizar o 08, há maior facilidade no processo de homologação do 02. Além disso, garantem que os preços do crossover não bateriam de frente com os do Zeekr X (que parte de R$ 298 mil) e, melhor: seria capaz de encarar a opção de entrada do Volvo EX30, hoje com preço sugerido de R$ 229.950.
Vale frisar que o Lynk & Co 02 tem motor elétrico que rende 380 cv de potência e 38 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é feito em 5,3 segundos. No mercado chinês, vem com bateria de 61,5 kWh e tem autonomia de 476 km.
A Zeekr ainda não definiu como fará a venda dos Lynk & Co no Brasil. O mais provável é que a empresa comercialize os carros de sua subsidiária em espaço reservado dentro de suas próprias concessionárias. No entanto, interlocutores dizem que ainda estão em conversas com os revendedores a fim de entender se a operação valeria a pena.
Além disso, a Zeekr precisa de rede com maior capilaridade. Hoje tem lojas em Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, Sorocaba e Vitória. A empresa deverá abrir, em breve, segundo fontes, novas concessionárias em Belo Horizonte e Fortaleza.
A ver como a companhia irá equilibrar pratos entre a linha da novata Lynk & Co e seu próprio portfólio. Por ora, os números estão dentro do esperado. Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Zeekr vendeu 261 veículos no acumulado do ano.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews