Segredo: novos Fiat Pulse e Fastback serão crias de Citroën Aircross e Basalt


A Stellantis vai lançar entre o fim deste ano e o começo de 2025 as variantes micro-híbridas de 12V dos Fiat Pulse e Fastback. Mas já está pensando mais adiante. No caso, na segunda geração da família de SUV e SUV cupê, que será desenvolvida dentro do plano de investimentos de R$ 30 bilhões da fabricante no Brasil até 2030.

A informação original é do Autos Segredos e foi ratificada por Autoesporte em apuração com fontes ligadas à empresa. Segundo a reportagem, o novo Pulse derivado do Aircross e com plataforma CMP será o primeiro a chegar, em 2027.

De acordo com nossas apurações, a diferença do Pulse de segunda geração para o Aircross é que a variante Fiat deve ter entre-eixos mais curto que os 2,68 m do SUV compacto da Citroën, com espaço sempre para cinco passageiros e acabamento mais refinado.

Já a segunda geração do Fiat Fastback deve chegar em 2028, um ano depois do irmão, aproveitando a carroceria do Citroën Basalt – que, por sua vez, ainda está para ser lançado no Brasil no segundo semestre deste ano. Neste caso, a distância entre os eixos deve ser mantida na faixa de 2,60 m, também com melhorias em termos de tecnologias e acabamento interno.

Os novos Fiat Pulse e Fastback da família Smart Car manterão o motor 1.0 GSE T3 turbo flex micro-híbrido de 12V, que será lançado antes nas linhas 2026 do SUV e do SUV cupê. Ambos são conhecidos como projetos F2U e F2X. As projeções, meramente ilustrativas, são de Kleber Silva, do @kdesignag, gentilmente cedidas a esta reportagem.

A produção será em Betim (MG), junto do projeto F1H. Este usará o monobloco do C3, conforme descoberto em primeira mão por Autoesporte e confirmado pela própria Stellantis um dia depois. O novo hatch de entrada chega em 2026 para suceder Argo e Mobi de uma vez.

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Na Europa, o modelo já teve seu visual revelado e se chamará Grande Panda. Aqui, o design do projeto F1H deve passar por mudanças substanciais antes do lançamento, para ficar mais palatável ao gosto do consumidor brasileiro. O nome Panda está em estudo, mas também pode ser trocado por novo Argo, Uno ou até outra denominação ainda a ser criada.

Do mesmo modo, os novos Fiat Pulse e Fastback serão apresentados antes na Europa e também podem ter outros nomes. Uma das ideias da Stellantis é nomear o projeto F2U por lá como Multipla, algo que vem sendo cogitado há cerca de um ano e meio.

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Fonte: direitonews

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