Secretária-geral do MPU e procurador-geral do Trabalho participaram de solenidade de inauguração
Foto: Ascom/MPT/PA
O Ministério Público da União (MPU) inaugurou nesta quinta-feira (27) uma sede que será compartilhada entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Marabá (PA). A solenidade de inauguração contou com a presença da secretária-geral do MPU, Eliana Torelly, e do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, que ressaltaram a importância da integração entre os ramos para ampliar e consolidar a unidade institucional.
A SG destacou que o compartilhamento de sedes gera proximidade muito desejada entre os ramos do MPU. “Precisamos trabalhar cada vez mais em unidade porque defendemos interesses que são muito semelhantes. Na medida em que o Ministério Público do Trabalho protege trabalhadores e o Ministério Público Federal defende interesses de populações indígenas, comunidades tradicionais, do consumidor, meio ambiente e tantos outros, podemos caminhar juntos, fortalecendo a nossa atuação e a nossa visibilidade perante a comunidade que representamos”. Eliana ainda frisou que a medida torna a instituição cada vez mais coesa.
O procurador-geral do Trabalho ressaltou que o compartilhamento de sede concretiza o que a Constituição Federal estabelece e é uma grande oportunidade de troca de experiência entre os membros do MPU. “Para nós, que atuamos no Ministério Público do Trabalho, é um salto muito importante porque trazemos conosco a experiência dos colegas do MPF. E podemos também ajudar bastante com toda prática da defesa da promoção social. Na prática, vai ser muito importante essa união de esforços,” completou, frisando que o compartilhamento do espaço físico favorecerá a ampliação do diálogo entre integrantes de diferentes ramos da instituição.