A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta terça e quarta-feira (1º e 02.08) a 2ª Oficina do Projeto Saúde em Redes. O projeto implementado no município é pioneiro no Brasil e é desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
O projeto visa organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente e nesta segunda etapa será traçada a definição da linha de cuidado a ser executada em Diamantino.
Além do hospital, também são parceiros do projeto: O Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).
A secretária Municipal de Saúde, Marinêze Meira, comentou sobre a primeira etapa do projeto já realizada no município e destacou quais serão as atividades realizadas nesta 2ª oficina.
“Nós já tivemos uma primeira etapa, na qual as equipes de saúde puderam visualizar e conhecer melhor o território e o déficit de saúde no município, e agora estamos na segunda etapa que analisaremos como priorizar essas demandas que precisam de atenção para melhor atender nossa população.”
O assessor matricial do projeto pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, João Felipe Marques, falou sobre os frutos que a oficina gera na rede de saúde e benefícios às pessoas assistidas.
“Já foi feito o diagnóstico da saúde no município e hoje acontecerá um momento de definição da linha de cuidado ou ação que será executada em Diamantino. Portanto, nessa segunda oficina iremos discutir com os membros da saúde e chegar à conclusão buscando resolver ou deixar frutos para que o município possa desenvolver uma linha de cuidado em relação aquilo que for priorizado.”
A secretária Municipal de Saúde destacou ainda a importância da realização dessas oficinas no município e o reflexo que geram no atendimento da rede pública de saúde.
“O ponto principal dessas oficinas que reunimos as equipes de saúde é a questão da qualidade para um atendimento mais ágil à população, além da atenção aos nossos profissionais, que consigam trabalhar com mais segurança nas ações que estão realizando.”
Fonte: diamantino.mt.gov.br