A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá no próximo sábado (06.04), das 8h às 16h em todas as unidades de saúde, o dia “D” de vacinação em combate a influenza. O objetivo da ação é reduzir as complicações, internações e mortalidades causadas pelos vírus por meio da vacinação. Nesta primeira etapa a imunização é destinada a grupos prioritários.
De acordo com o Ministério da Saúde a influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, sendo fácil sua transmissão.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue até dia 31 de maio em Diamantino. Os grupos prioritários a serem vacinados neste Dia “D”, conforme orientação do Ministério da Saúde são:
- Idosos com 60 anos e mais;
- Trabalhadores da Saúde;
- Crianças (6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Gestantes;
- Puérperas;
- Povos Indígenas;
- Professores;
- Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDIs);
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais;
- Pessoas com deficiências permanentes;
- Forças Armadas;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Marineze Meira, secretária municipal de Saúde, destacou a importância da vacinação como meio de combate e proteção às complicações que podem levar o paciente a óbito.
“As vacinas são seguras e eficazes, de modo geral protegem o organismo contra a doença e também auxiliam na melhoria da imunidade. Reforçamos para toda população que procure sua unidade de saúde, principalmente para a imunização de crianças, idosos e pessoas que se enquadram nos grupos prioritários”, frisou a gestora
Segundo a coordenadora municipal da Vigilância Sanitária e Saúde, Cleu da Silva, o Dia “D” tem o propósito de garantir às pessoas que não conseguem se dirigir às unidades de saúde durante a semana, o acesso à vacinação.
“Trabalhamos sempre em prol da população. Sabemos da realidade de muitos munícipes e de suas rotinas durante a semana, desta forma, o dia ‘D” vem como uma oportunidade das pessoas conseguirem realizar sua imunização e atualizar sua carteira de vacinação. Estaremos esperando toda a população diamantinense nas unidades”, ressaltou a coordenadora.
No dia 06 de maio também será realizado a atualização das carteiras de vacinação de crianças, adultos e idosos, incluindo a dose bivalente de vacina contra a Covid-19 para os pacientes que já tiverem tomado as duas doses monovalentes. Para mais informações é orientado que a população procure sua respectiva unidade e agente de saúde.
Fonte: diamantino.mt.gov.br