A Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta de Relações Comunitárias (SARC), está disponibilizando coletores de óleo de cozinha nos bairros com a campanha Cuiabá Ecologicamente Correta, em conjunto com as Associações de Moradores de Bairros e Clube de Mães.
“A ideia é conscientizar a população da importância de não jogar fora o óleo de cozinha de forma inadequada, como em pias ou no solo. Na pia, além de entupir a tubulação da residência e da rede de esgoto, ele acarreta um dano irreversível ao Meio Ambiente. Porque apenas 1 litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água”, destaca o secretário da SARC Adilson Levante.
A campanha já começou na Associação de Moradores do bairro Liberdade, localizado na região Sul de Cuiabá, com um coletor de 200 litros, onde contou com o apoio do presidente da Associação de Moradores, José Carlos Areco, e a parceria dos comerciantes locais.
O próximo bairro a receber o coletor é o Sol Nascente, na região Leste, com o apoio do presidente da Associação de Moradores, José Carlos Miranda.
O óleo de cozinha poderá ser reaproveitado pela própria Associação de Moradores para a produção de sabão ou pelas indústrias de tinta, e o valor ser revertido em benefício à manutenção do Centro Comunitário.