Secretaria de Educação e Sicredi realizam mostras pedagógicas nas escolas do campo


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nas escolas municipais do campo, Maria Euzébia Ferreira na área rural da Bojuí e na Castro Alves na área da Caeté, mostra pedagógica com os alunos da pré-escola e 1º ao 5º ano. A ação aconteceu na quinta-feira (29.06) em parceria com a Cooperativa Sicredi Ouro Verde-MT. 

As mostras fazem parte do Programa “A União Faz a Vida”. Na Escola Municipal de Tempo Integral Maria Euzébia Ferreira, na Bojuí, a ação contou com mais de 100 crianças que apresentaram o que aprenderam ao decorrer do primeiro semestre. Na quadra da escola foram realizadas apresentações de teatro, música, conto e dança. 

Por meio do programa, a pré-escola desenvolveu o projeto ‘Vida no Sítio’ que buscou levar para as crianças ensinamentos voltados para a realidade do campo. 

A professora da educação infantil, Jeniffer Aparecida, explicou que as crianças puderam ter contato, explorar e observar a vida do meio rural, uma realidade já presente na vida deles. “As crianças observaram os bezerros, porcos e galinhas. Trabalhamos com os pequenos como funciona a atividade com os animais e o que eles produzem para nós, valorizando a realidade do campo.”

Já os alunos do 1º ao 5º ano desenvolveram, ao decorrer do semestre letivo, projetos voltados para os gêneros literários, conheceram e aprenderam sobre o conto, fábula, lendas e parlendas. Ainda por meio do projeto, os alunos produziram juntamente com os pais receitas de família. 

A aluna do 3º ano, Bianca Leite, de apenas 8 anos, contou sobre o que aprendeu por meio do programa e o que mais gostou de conhecer. 

“Nós aprendemos sobre as fábulas, foi muito legal conhecer e escrever sobre cada uma. Aprendemos muitos ensinamentos durante esse projeto. A fábula que eu mais gostei foi do papagaio convencido.” 

Representando o Prefeito de Diamantino, o chefe de gabinete Milton Criveletto, falou sobre a oportunidade de proporcionar, além dos ensinamentos, um mundo criativo aos estudantes.  

“Esse é um programa que incentiva a leitura. Hoje pudemos presenciar os alunos fazendo algumas apresentações e falando sobre as parlendas e fábulas. É um momento especial, que proporciona a imaginação de um mundo mais criativo.”

A coordenadora da Escola Maria Euzébia Ferreira, Alba Pimentel, comentou sobre o envolvimento com a comunidade que o programa proporciona. “Em cada turma foi trabalhado um tema, e esse momento oportuniza, além do aprendizado, a interação com os pais. É possível notar no rosto das crianças que elas gostam do projeto, vibram juntos e participam.” 

A assessora pedagógica do campo e também coordenadora local do programa, Ana Rose Augusto, falou com emoção de ter presenciado este momento e reforçou o envolvimento da comunidade escolar com a família.  

“Este é um momento importante e muito gratificante, é prazeroso ver as crianças participando e apresentando o que desenvolveram ao decorrer do semestre. A união da família com a comunidade escolar é fundamental e hoje podemos presenciar a comunidade engajada e unida participando deste momento com as crianças.”

Caeté 
Ainda na quinta-feira (29.06), no período vespertino, também foi realizada a mostra pedagógica do Programa “A União Faz a Vida”, com turmas da pré-escola e 1º ao 5º ano na Escola Municipal Castro Alves, na Caeté. 

Ao todo, 140 crianças participaram do Programa. Foram desenvolvidos projetos em sala de aula como: a cana e seus sabores, a lenda da mandioca, aquecimento do saber, o que podemos fazer com a mandioca, entre outros. 

A diretora da escola, Alice Almeida, comentou a importância do vínculo e união da comunidade com a escola. “É com grande alegria que recebemos a comunidade hoje para prestigiar os filhos. É uma ação que fortalece e coopera a união familiar. Todo nosso trabalho é feito com união e amor.” 

A mãe de um dos alunos do 1º ano da Escola Castro Alves, Juliana Andréia da Costa, agradeceu aos professores e contou a notável mudança e desenvolvimento do seu filho. 

“Eu como mãe só tenho que agradecer a escola Castro Alves e aos profissionais da educação, pois eu vejo que meu filho desenvolveu muito, principalmente quando começou a trabalhar em sala o Programa A União Faz a Vida. A leitura dele melhorou muito, consequentemente a fala, assim como o desenvolvimento na coordenação motora.” 

A aluna do 4º ano, Agatha Sofia, contou sobre o que aprendeu e desenvolveu neste semestre. “Eu aprendi sobre o respeito ao próximo, sobre cuidado, e também tudo sobre a cana de açúcar, o que dá de fazer com ela, como pudim e bolo de cana e outras coisas que também utiliza cana, foi tudo muito legal.”

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores SAAB conclui montagem de 1ª fuselagem traseira do caça Gripen produzido no Brasil (FOTOS)
Próxima F1: Wolff e Domenicali falam sobre possíveis manifestantes no GP da Inglaterra