Boletim divulgado nesta terça-feira (17) pelo governo do Amazonas aponta que 95% dos municípios do estado estão em estado de emergência, chegando a 59 municípios dos 62 no estado. Já o Porto de Manaus informou que o Rio Negro chegou ao nível de 13,49 metros, o menor desde 1902, quando começaram as medições. O período de estiagem vai até novembro.
Na sexta-feira (13), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou o envio de 149 brigadistas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para ajudar no combate aos incêndios florestais no estado do Amazonas, dobrando o efetivo no estado para 289.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este é o pior mês de outubro de queimadas nos últimos 25 anos.
Cerca de 73% dos focos de incêndio no Amazonas nos últimos quatro anos ocorreram em áreas já desmatadas e 55% em áreas recém-desmatadas.
Na segunda-feira, o governador Wilson Lima esteve com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que anunciou repasse de cerca de R$ 233 milhões para atender as populações afetadas pela seca.
Em setembro, segundo a rede colaborativa MapBiomas, o Amazonas registrou a menor extensão coberta por água no estado desde 2018.
Fonte: sputniknewsbrasil