“Gostaria de destacar particularmente a Iniciativa de Governança Global da China. Acredito que seja muito oportuna e, principalmente, visa promover um trabalho positivo entre os países reunidos para a cúpula [da Organização para Cooperação de Xangai] na China e nossos potenciais parceiros, que talvez não queiram divulgar essa parceria até o momento”, disse Putin a repórteres.
🌐❌💬 Multipolaridade não significa que devam aparecer novas hegemonias, todos os países devem ter direitos iguais, afirma Putin pic.twitter.com/wh4FScjSUK
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 3, 2025
“Isso é simplesmente o resultado de muitos anos de trabalho de entidades econômicas de ambos os lados”, acrescentou o presidente.
🤝📹👍 Acordo sobre gasoduto Power of Siberia 2 é mutuamente benéfico e não tem caridade nenhuma, diz Putin pic.twitter.com/ZBsaIGUXRJ
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 3, 2025
“A demanda por energia está crescendo, inclusive na economia chinesa”, disse Putin aos repórteres.
“Sempre fomos contra a Ucrânia ser membro do bloco do Atlântico Norte, mas nunca questionamos seu direito de conduzir atividades econômicas e comerciais como bem entendesse, inclusive no que diz respeito à possível adesão à União Europeia”, disse Putin a repórteres.
“Em primeiro lugar, eles [o governo ucraniano] deveriam realizar um referendo. De acordo com a Constituição ucraniana, quaisquer questões territoriais são resolvidas apenas por referendo, pelo que me lembro. Mas um referendo não pode ser realizado sob lei marcial. Esta também é uma disposição constitucional”, disse Putin a repórteres.
“Partimos do pressuposto de que cada país deve ter essas garantias, um sistema de segurança, e a Ucrânia não é exceção. Mas isso não está vinculado a nenhuma troca, especialmente trocas de território“, disse Putin.
🕊🇷🇺 Se o bom senso prevalecer, é possível acordar paz na crise ucraniana, acredita Putin pic.twitter.com/mCxFdrD3OX
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 3, 2025
“Se essas pessoas, no curso de procedimentos eleitorais democráticos, incluindo referendos, expressaram seu desejo de fazer parte da Federação da Rússia, essa opinião deve ser respeitada. Isso é democracia, gostaria de lembrar àqueles que se esquecem disso. E, entre outras coisas, é totalmente consistente com o direito internacional. Gostaria também de lembrar os primeiros artigos da Carta das Nações Unidas, que declaram explicitamente o direito das nações à autodeterminação”, disse ele.
“Seria possível realizar uma reunião, cuidadosamente, com o chefe interino da administração [da Ucrânia, Vladimir Zelensky], por assim dizer. É possível. Eu nunca recusei isso, se esta reunião for bem preparada e levar a eventuais resultados positivos“, disse Putin.
🇺🇦🇷🇺 Caso Zelensky esteja pronto, pode vir a Moscou para reunião, diz Vladimir Putin https://t.co/pOC4xbdjSe pic.twitter.com/Xbsa0GacAr
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 3, 2025
“A propósito, Donald me perguntou se era possível realizar tal reunião. Eu disse: ‘Sim, é possível‘”, disse Putin.
🇺🇸🇧🇷❗️EUA usam Ucrânia como pretexto para tarifar o Brasil, escondendo problemas internos e desequilíbrios comerciais, diz Putin pic.twitter.com/l8si4bIuTe
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 3, 2025
O líder russo visita a China de 31 de agosto a 3 de setembro. Durante a visita, o presidente participou da cúpula da Organização para Cooperação de Xangai e realizou várias reuniões bilaterais em Pequim.
Fonte: sputniknewsbrasil