Todos os anos, desde 1988, o dia 1º de dezembro é marcado pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para lembrar a importância da data, a secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande, vai realizar várias ações neste dia. Além do dia mundial, têm o ‘Dezembro Vermelho’ que é a campanha que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com o HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.
Para chamar a atenção sobre a importância do tema, várias atividades, já estão organizadas pela secretaria de Saúde que serão realizadas em todas as unidades básicas de Saúde do Município, como a divulgação de materiais informativos, orientação à população, distribuição de preservativos, coleta de testes rápidos, capacitações, além da programação que conta com blitz educativa, palestras em escolas, abordagem em bares e restaurantes, e pontos estratégicos da cidade. No dia 1 de dezembro haverá programação especial, e nos demais dias do mês as ações serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde.
A unidade de Saúde de Várzea Grande responsável pelo acolhimento e tratamento de pessoas com HIV e Aids é o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado na Av. Eduardo Gomes, 1556-1656 – Jardim Costa Verde, Várzea Grande. A Unidade é a responsável pela programação especial do Dezembro Vermelho, que nesta programação estão previstas ações educativas voltadas para prevenção de IST/HIV/Aids.
Segundo o coordenador do SAE-CTA, João Paulo Alcântara Ortega, a unidade já vem desenvolvendo estratégias educativas por meio de capacitações, palestras, oficinas envolvendo profissionais de saúde, acadêmicos de medicina, enfermagem, professores e adolescentes escolares do Município de Várzea Grande, durante todo o ano, buscando agentes multiplicadores do conhecimento adquirido.
“A intenção neste momento é intensificar este trabalho no intuito de possibilitar a população, durante todo o mês de dezembro, para realizar a testagem rápida nas unidades de saúde, para, caso der positivo, iniciar o tratamento oportuno, além de ações educativas com orientações sobre a doença e a entrega de preservativos em locais estratégicos”, disse ele..
O mais importante, segundo ainda o coordenador, é destacar que ser portador do vírus HIV não é o mesmo que ter Aids, pois há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. O HIV é a infecção causada pelo vírus e a Aids é a instalação da doença, representa o estágio avançado da infecção, que ocorre quando a pessoa abandona o tratamento ou quando seu diagnóstico acontece tardiamente.
“O vírus pode ser transmitido por via sexual, sanguínea e de mãe para filho (transmissão vertical), não escolhe idade, sexo ou raça e embora não exista ainda cura ou vacina, a ciência descobriu formas de proporcionar maior qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV). As ações de Dezembro são importantes para ajudar na redução da mortalidade das PVHIV, ampliar e fortalecer o diagnóstico e tratamento do HIV, diminuir a transmissão vertical do vírus e ampliar o acesso às ações de promoção à saúde e prevenção dos mais vulneráveis”, disse João Alcantara.
Dados em Várzea Grande:
No ano de 2022 foram notificados 119 casos de pessoas com HIV e 73 com AIDS.
No ano de 2023 até a data de hoje (30 novembro) foram notificados 123 casos de pessoas com HIV e 71 com AIDS. Estes dados equivalem ao total geral de 386 pessoas em tratamento no município. Fonte SINAN.
Programação:
– Dia: 1 de dezembro – Palestra sobre prevenção ao HIV para estudantes do ensino médio.
– Horário: 8h às 10h30
– Local: Escola estadual Adalgisa de Barros e Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro
– Dia: 01 de dezembro – Capacitação para profissionais de Saúde de Várzea Grande e alunos de enfermagem e medicina do UNIVAG.
– Palestrante: Dra. Kadja Samara
– Público Alvo: Enfermeiros, Médicos e Estudantes
-Tema: Critérios clínicos de HIV/AIDS / PREP e PEP na enfermagem.
– Horário: 13h às 17h
– Local: Auditório do UNIVAG – Bloco C
– DIA: 01 de dezembro – BLITZ FIQUE SABENDO
Horário: 8h às 21h
Local: Postos de parada de caminhoneiros – Rodovia dos Imigrantes, PRF do Trevo do Lagarto, Terminal André Maggi, Academias e Bares, Região Zero km e Grande Cristo Rei.
Nestes locais serão realizados testes rápidos e entrega de preservativos e panfletagem:
– Rodovia dos Imigrantes e Região do Zero km e Grande Cristo Rei.
– Horário: 8h às 16h
– Bares Noturnos da Cidade
Horário: 18h às 21h
AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
– Dias: 01 a 30 de dezembro
– Ação: ‘FIQUE SABENDO’
– Realização de Teste Rápido de HIV a toda a população.
– Orientações
– Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde
– Horário: 8h às 10h30
Fonte: @secomvg